CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS
Por: lucianadaiane • 17/8/2019 • Resenha • 379 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS- Prof. MARCEL
ADMINISTRAÇÃO 5ºsemestre
RESENHA- GESTÃO ECONÔMICA
No artigo “Gestão Econômica da Produção: Uma contribuição a Gestão Estratégica de Custos da área de Manufatura”, o autor Vagner Cavenaghi, chama atenção para a questão do surgimento de novas metodologias visando aprimorar a mensuração dos resultados alcançados pelas empresas, algumas delas defendem o sistema de custeio convencional está obsoleto para a época atual.
Em suas páginas o autor descreve sobre a gestão econômica na empresa e o modelo de gestão econômica, dando a concepção de um sistema de contabilidade gerencial denominado GECON- Sistema de Informação de Gestão Econômica, que se constitui em um modelo gerencial que completa o sistema de gestão e o sistema de informação da empresa, incorporando o conceito de mensuração de resultados baseado em atividades. O modelo de gestão econômica identifica no resultado econômico, o melhor indicador da eficácia da empresa, e neste aspecto procura estabelecer conceitualmente uma correta mensuração do resultado, bem como do patrimônio da empresa, entendendo que sempre o patrimônio líquido deve representar o valor efetivo da empresa.
Como exemplo o autor apresenta, um estudo da área de produção de uma empresa industrial ou subsistema de produção, sob a ótica do modelo de gestão econômica. Além da necessidade de mudança na maneira de focalizar a área de produção, as empresas industriais constataram um outro problema: os sistemas de informações tradicionais não satisfazem as suas necessidades de informações e avaliação de desempenho.
Por fim o autor acaba concluindo que o modelo de gestão econômica , apresentado no artigo, é capaz de suprir todas as necessidades informativas da empresa, e especificamente da área de produção, além de constituir-se em um importante instrumento para o processo de tomada de decisão, ou seja mostra-se perfeitamente ajustado ao novo paradigma da produção e ao ambiente competitivo enfrentado atualmente pelas empresas industriais.
Rico em dados o artigo é útil para entender a importância da estrutura conceitual do GECOM, e sua importância para contemplar e valorizar em suas premissas, aspectos de grande relevância para a solução dos problemas organizacionais diante da realidade competitiva que se encontram as empresas na atualidade.
REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS
Vagner Cavenaghi “GESTÃO ECONOMICA DA PRODUÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO Á GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS DA ÁREA DE MANUFATURA”; III Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos- PR, Brasil, 1996.
NOVA ANDRADINA- MS
2019
...