CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudeana • 10/10/2013 • Trabalho acadêmico • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 356 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL – 4º SEMESTRE”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 4º Semestre.
Orientador: Equipe de Professores do 4º Semestre.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO......................................................................... 04
2.1.1 Planejamento e Execução Real........................................................................ 05
2.2 ORÇAMENTO EMPRESARIAL........................................................................... 05
2.2.1 Orçamento Flexível......................................................................................... 06
2.3 CONTABILIDADE EMPRESARIAL...................................................................... 06
2.3.1 Pronunciamento Conceitual Básico (R1).......................................................... 07
2.3.2 Pronunciamento Técnico CPC27...................................................................... 09
2.3.3 Pronunciamento Técnico CPC32...................................................................... 09
2.3.4 Pronunciamento Técnico CPC PME................................................................. 10
2.4 APLICAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS ............................................................................................................. 10
2.5 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO......................................................................... 12
2.6 OBRIGAÇÕES LEGAIS DAS SOCIEDADES EMPRESÁRIA............................. 13
2.7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.............................................................. 13
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 15
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 16
1 INTRODUÇÃO
A necessidade de adquirir maior conhecimento deve-se a trabalhos bem elaborados que busque o enfoque na informação necessária para o enriquecimento intelectual de seu executor como também do seu leitor. Nesse trabalho, destacado a seguir, busca tal conhecimento em virtude da grande demanda de informações para esses assuntos que são rotineiramente pertinentes a todos os contadores.
Em primeiro momento, estudará o planejamento financeiro, suas características e fundamentos, sabe-se da importância da palavra planejamento em todos os nossos dias, seja no âmbito familiar, empresarial, estratégico, como também o financeiro, o foco do trabalho. Nele pode-se ter a real importância do mesmo para a empresa e a importância que o contador deve dar a ele para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho junto à empresa. Além de conhecer o planejamento financeiro e seu conceito, estudará também a necessidade de sua execução real.
Em outro momento, o trabalho traz o orçamento flexível, tão utilizado nas empresas, que facilitam a vida de empresários e contadores, perante as constantes mudanças que ocorrem nos orçamentos das empresas.
O mesmo trará também a contabilidade empresarial e seus pronunciamentos, tais como do ativo imobilizado, do lucro e também das pequenas e médias empresas, como também a aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis.
Por fim, o trabalho tratará do direito e seu impacto social. Assusntos como planejamento tributário, tal qual o planejamento financeiro, é de fundamental importância para a empresa, a elisão fiscal, evasão fiscal, seus conceitos, suas aplicações. Terá também a distinção das sociedades empresárias das outra empresas e da importância da mesma, suas obrigações legais e também a isenção e imunidade tributária.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos. Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial.
Um plano financeiro eficaz deve dar à luz no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as opções de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.
Segundo Ross (1998, p.82):
Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada,
...