CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL.
Artigos Científicos: CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandabella • 5/11/2013 • 4.067 Palavras (17 Páginas) • 463 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................03
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO ..........................................................................04
3 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS.................................................................05
4 ORÇAMENTO.........................................................................................................06
4.1 ORÇAMENTO ESTÁTICO...................................................................................06
4.2 ORÇAMENTO FLEXIVEL....................................................................................06
5 CONTABILIDADE EMPRESARIAL.........................................................................08
5.1 PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)............................................08
5.2 PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27............................................................09
5.3 PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 32............................................................09
5.4 PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC PME........................................................10
6 APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS...............................................................................................................12
7 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.............................................................................13
5 CONCLUSÃO ........................................................................................................17
6 REFERÊNCIAS .....................................................................................................18
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho que ora se apresenta é fixar conteúdos vistos durante o quarto semestre do curso de Ciências Contábeis. Nele iremos compreender a importância do planejamento financeiro nas empresas como uma ferramenta necessária ao crescimento, fortalecimento e sobrevivência.
Vermos também sobre o processo orçamentário que é de fundamental importância para orientar os gestores na tomada de decisão dentro da empresa.
Também abordaremos sobre O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ao instituir o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio da Resolução 1.055/05, demonstra o compromisso e a preocupação da entidade no que diz respeito à harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade aos Padrões Internacionais.
Por fim iremos verificar a importância do planejamento tributário. O Brasil possui, atualmente, uma das maiores cargas tributárias do planeta. A voracidade, por parte do Estado, na busca por recursos financeiros capazes de suprir os crescentes gastos públicos é cada vez mais sentida pelo já sobrecarregado contribuinte brasileiro.
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS
O planejamento financeiro é utilizado para alcançar os objetivos estabelecidos para uma entidade, consiste na elaboração de suborçamentos das atividades que influenciam o fluxo de caixa. Através do planejamento financeiro a empresa pode obter informações antecipadas quanto a necessidade ou disponibilidade de recursos financeiro, o que facilita a tomada de decisões sobre os fatores que envolvem o gerenciamento do caixa da empresa.
Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Para Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.
Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos.
A estruturação de um planejamento financeiro é semelhante a um demonstrativo de resultados do exercício (DRE), pois contém informações necessárias para estipular metas, objetivos e inclusive a correção de supostas falhas na administração da organização.
O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada. Compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa.
Os planejamentos financeiros costumam ser iniciados focando o alcance de objetivos a longo prazo e depois passam a visar os objetivos de curto prazo. O planejamento a curto prazo é denominado operacional e o a longo prazo estratégico.
O planejamento financeiro a Longo Prazo são ações elaboradas para objetivos previstos para um futuro distante, compreendido geralmente num período de dois a dez anos. Por haver naturalmente muitas mudanças ao longo destes períodos, estes planos são revisados constantemente com o uso das informações atualizadas. Estes horizontes de planejamento variam de empresa para empresa, pois quando se possui um ciclo de produção curto e incertezas operacionais, estes horizontes de planejamento são mais curtos.
Planejamento Financeiro a Curto Prazo são ações planejadas para períodos mais curtos, geralmente de um a dois anos, e são compostas na sua maioria por previsões de vendas e dados operacionais e financeiros.
3 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS
A esta necessidade nomeia-se Controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo.
...