CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM
Por: powllyanna • 18/4/2015 • Monografia • 7.896 Palavras (32 Páginas) • 407 Visualizações
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA-FESG[pic 1]
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA-FAFICH
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CLEUBERTO APARECIDO JEUS SIQUEIRA
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM
GOIATUBA – GO
2015-1
CLEUBERTO APARECIDO JESUS SIQUEIRA[pic 2][pic 3]
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM
Relatório apresentado como Trabalho de Conclusão (TC) ao curso de Administração da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH, Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração orientada pelo Professor Esp. João Bosco Lopes Brandão.
GOIATUBA – GO
2015-1
CLEUBERTO APARECIDO JESUS SIQUEIRA[pic 4]
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM
_________________________________________________________
Esp. João Bosco Lopes Brandão - FAFICH Goiatuba
_________________________________________________________
(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba
_________________________________________________________
(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba
Goiatuba, 8 de junho de 2015
[pic 5]
Dedico esse projeto a minha noiva Simone Augusta de Morais que me mostrou a importância de adquirir maior conhecimento e também aos meus familiares que sempre me incentivaram e me deram forças para a minha formação acadêmica.
AGRADECIMENTOS[pic 6]
Agradeço aos meus pais, que me apoiaram constantemente na busca pelo conhecimento; a minha noiva Simone Augusta de Morais por tudo o que sempre fez por mim. Não poderia deixar de esquecer aos meus amigos, que sempre vivenciaram comigo as tristezas e principalmente as alegrias da vida de universitária. Ao professor João Bosco Lopes Brandão, que me ensinou a olhar a vida sob uma ótica diferente.
Agradeço também imensamente a todos os professores e mestres, que nos proporcionaram muito mais do que conhecimento, aos meus colegas de classe e a todos que, de alguma forma contribuíram para a construção deste trabalho.
Em especial à empresa Cooperativista Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (COMPLEM) pela imensa colaboração a fim de que pudesse haver uma diferente perspectiva do total da empresa onde sou colaborador..
Finalizando, a todos que de alguma forma contribuíram com o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
[pic 7]
“O líder verdadeiro é aquele que forma futuros líderes. Somente quando prepara substitutos à sua altura é que o administrador terá condições de delegar missões com êxito e deslanchar para patamares mais elevados de responsabilidade e de realização pessoal”.
Idalberto Chiavenato
LISTA DE FIGURAS[pic 8]
Figura 1- Razões para o surgimento de estoques..........................................................17
Figura 2- Ciclo Operacional...........................................................................................18
LISTA DE GRÁFICOS
[pic 9]
LISTAS DE TALELAS
[pic 10]
LISTAS DE SIGLAS
[pic 11]
COMPLEM - Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos
1 INTRODUÇÃO
A administração cada dia e uma necessidade nos tempos atuais, principalmente ao grande crescimento da concorrência, e a avalanche de informações e produtos gerada pela globalização a redução dos parâmetros e com isso somente as empresas que estão preparadas no ramo e adaptadas nesse mudança que ocorre rapidamente, essas sim permanece.
Antigamente uma das áreas menos valorizadas dentro da empresa era a área de materiais, ou seja, administração de estoques, a qual engloba vários que conforme o autor Petrônio Materiais( 2006) são: compras de mercadoria, recebimento e inspeção do material, armazenagem, e outros dentro do ambiente comercial.
O segredo de um bom administração de uma empresa, que possuir estoque e saber administrar o estoque e haver planejamento, não suprias as necessidades nem antes nem depois, ou seja, se abastecer as mercadorias antes, corre-se o risco de obter estoques com mercadorias paradas, se abastecer após, o cliente pode ficar sem o produto, acarretando o fenomemo de ruptura, dando margem para o cliente comprar o produto na concorrência, gerando custos indesejáveis para a empresa.
Porém, administrar estoque é abastecer a mercadoria no momento certo, na quantidade certa, a preço de custos. Petrônio (2006)
Segundo Viana(2010) o gerenciamento do estoque deve planejar um equilibro entre estoque e consumo, devendo ser avaliado e atualizado periodicamente de forma a evitar exequíveis problemas resultantes de variações de consumo, vendas ou mesmo de reposição dos produtos.
Portanto, as organizações buscam qualidade inovações, capacitações e motivações para que desenvolvam uma politica de administração de estoques eficaz, proporcionando assim um melhor atendimento ao consumidor final e possuindo uma visualização dos investimentos da instituição.
...