COOPERATIVISMO E EMPREENDEDORISMO
Por: melpaes • 24/7/2017 • Artigo • 5.848 Palavras (24 Páginas) • 255 Visualizações
COOPERATIVISMO E EMPREENDEDORISMO[1]
nome
RESUMO
Esta pesquisa apresenta o os contextos e o desenvolvimento utilizando o empreendedorismo e o cooperativismo, demonstrando os avanços históricos no Brasil e no mundo. Abordaremos as vantagens do empreendedorismo na unificação ao cooperativismo relacionando os a uma real junção absorvendo valores e ideais para o trabalho em grupo demonstrando um ideal e uma visão de crescimento, com isso o empreendedorismo pode gerar planos e ideias que fazem o tema se difundir e expandir dando abertura para maiores gerações de cooperados. Como empresa em expansão enfocaremos na Sicoobcredimota oferecendo maior conhecimento sobre as questões que norteiam as cooperativas de crédito em um estudo bibliográfico evidenciando conceitos históricos para maior compreensão do tema.
Palavras-Chave: Cooperativismo, Empreendedorismo, Sicoobcredimota, Estudo Bibliográfico.
- INTRODUÇÃO
O empreendedorismo e o cooperativismo podem andar juntos, ou interligados de maneira que venha oferecer uma visão ampliada de negócio e apresentar crescimento voltados para cooperativa?
Diante dessa interrogativa pode se evidenciar alguns conceitos que enfatizam as qualidades de ambos os aspectos, porem se vê a necessidade de se expor a junção de ambas. No Brasil podemos encontrar várias cooperativas em funcionamento e sua história de crescimento é notável existem grande renomes no seguimento de cooperativas de crédito que passaram por mudança mantendo seus princípios.
A ideia que se reflete ao compreender os sentidos de cada ponto tratado traz ao estudo um enfoque amplo que evidencia a origem, suas fundações e dimensões que fora abrangendo todo território nacional oferecendo uma nova visão quanto ao cooperativismo e também ao empreendedorismo. Com isso o que se pode referir é que o empreendedorismo é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento que almeja o desenvolvimento, porém pouco é encontrado em empresas coletivas como as cooperativas de crédito.
As cooperativas visam o crescimento como um bem em comum, quando acontece a unificação do empreendedorismo observa se o desenvolvimento como estratégia para alicerçar a economia reduzindo os conflitos sociais e produtivos oferecendo melhor condição de desenvolvimento para as cooperativas de crédito sem apresentar danos.
Pode se dizer que a ligação que compete o empreendedorismo e o cooperativismo é encontrado em ambas onde se pode observar uma expressão de expansão e crescimento em um ajuntamento de pessoas voltados num mesmo sentido.
O empreendedorismos abrange o cooperativismo com uma ferramenta de criação, visão e geração de projetos, que visa o aumento das cooperativas de crédito de maneira que fique possível a inclusão em todas as cidades pequenas ou grandes. “Os novos atores potencialmente presentes no território, entendido como espaço produtivo, podem apreender e animar as potencialidades de cooperação e ação solidária para gerarem novas estratégias de desenvolvimento”. (BOCAYUVA, 2001, p.52).
Desta forma ao abordarmos os conceitos históricos e suas origens busca se um contexto que enfatize os benefícios das cooperativas de credito e a atuação do empreendedorismo no crescimento, divulgação e expansão das cooperativas.
Dentro deste contexto buscamos realizar um estudo em umas das cooperativas de crédito do estado de São Paulo a Sicoobcredimota, que possui grande atuação no interior, como empresa em crescimento, buscando um enfoque que possibilite uma visão adequada de cooperativa de crédito promovendo expansão para novas cidades e assim verificar como tem sido a atuação da cooperativa de crédito em relação a sua área de atuação e de seus associados.
- Justificativa
Este trabalho foi realizado com a finalidade de abrir um campo de visão que oferecesse maior compreensão sobre o tema tratado evidenciando conceitos sobre emprendedorismo e cooperativismos e os beneficios da junção de ambas para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas de crédito. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, com dados teóricos que dissertam sobre o assunto, conduzindo para uma reflexão sobre a estruturação e composição das cooperativas de crédito.
Com isso, pretendeu-se com este estudo traçar uma reflexão sobre a temática e ainda abrir espaço para possíveis discussões sobre o empreendedorismo e o cooperativismo voltados para uma das maiores cooperativas de crédito Sicoobcredimota.
- OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa é enfatizar o aspecto básico do empreendedorismo e cooperativismo e suas formas assertivas de atuação, evidenciando suas ferramentas para gestão demonstrando uma devida forma de utilização dos recursos que pode-se oferecer maior crescimento para as cooperativas de crédito.
Diante disso o objetivo especifico pode-se dizer que esta contido nas pesquisas realizadas para discussão do assunto tratado abordando os dois conceitos e unindo em um para o desenvolvimento completo desta pesquisa.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Conceito de Empreendedorismo
O termo Empreender vem de origem francesa e esta ligado ao significado de “assumir riscos e começar algo novo”, (Angêlo p.1) neste sentido encontra-se um empreendedor que define suas funçoes em solucionar um problema, agregar valores e identificar oportunidades. Segundo Carvalho (1996, p.79-82),
[...] os empreendedores são indivíduos que têm a capacidade de criar algo novo, assumindo responsabilidades em função de um sonho, o de obter sucesso em seu negócio, estas pessoas são ousadas, aprendem com os erros e encaram seu negócio como um desafio a ser superado; têm facilidade para resolverem problemas que podem influenciar em seu empreendimento, e mais, identificam oportunidades que possibilitam melhores resultados; são pessoas incansáveis na procura de informações interessadas em melhorias para o seu setor ou ramo de atividade, elevando ao máximo sua gestão.
Segundo Dornelas (2008) “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, e antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”
Desta forma o empreendedorismo surge na tentativade expandir o mercado de trabalho, onde o empreendedor assumi riscos para alcançar seus objetivos transformando os em um negócio lucrativo. Desta forma o empreendedorismo entra como uma ferramenta essêncial para quem quer buscar inovações e obter produtos novos e atualizadas para ser aplicadas dentro da empresa gerando beneficios internos e externos.
...