CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?
Por: Brums R • 28/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 196 Visualizações
ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE E EDUCACIONAL DE 1858
COLÉGIO FARROUPILHA
CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?
Porto Alegre
2015
COMPONENTES: Bruno Rolim, Guilherme Kurtz, João Ungaretti, Klaus Hochegger, Matheus Pigatto e Rodericky Mendes
CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a elaboração da nota final do trabalho científico. Colégio Farroupilha. Porto Alegre – RS.
Orientador: Prof. Victor Hugo Nedel Oliveira
Porto Alegre
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
3 JUSTIFICATIVA
4 EMBASAMENTO TEÓRICO
5 OBJETIVOS
6 METODOLOGIA
7 REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Nosso grupo visa, com esse trabalho, entender como as pessoas residentes em Porto Alegre reagem quando o assunto é a corrupção. Com isso, esperamos compreender suas visões políticas, e consequentemente o modo que a sociedade em que vivemos vê este assunto tão presente em nosso dia a dia.
Também iremos questioná-las se têm conhecimento do nosso sistema político atual, dos diversos casos de corrupção e se isso têm influencia no desenvolvimento da sociedade brasileira em geral.
Temos como objetivo também conscientizar, de alguma forma, os porto-alegrenses entrevistados, explicando que todos da população têm sua função e direitos na política do Estado onde vivem e devem ser mais presentes no mesmo, atuando de forma direta ou indireta no sistema político.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Nosso projeto tem como pergunta cientifica, a qual deu origem ao trabalho e posteriormente suas ideias de realização, a seguinte indagação: como os diferentes tipos de pessoas residentes na capital gaúcha reagem às notícias de escândalos de corrupção?
- JUSTIFICATIVA
As notícias de corrupção, já são comuns em nossos jornais e telejornais, e acabamos por nos surpreender quando não vemos ou ouvimos nenhuma notícia sobre o tema durante um curto período de tempo. A desonestidade dentro da política brasileira já parece algo normal, algo fixo e não uma anormalidade como deveria ser. Nosso trabalho visa descobri o sentimento das pessoas ao verem as notícias sobre a corrupção em nosso país, e entender a sua reação, o motivo de irem ou não para as ruas protestar, por exemplo.
É importante saber as reações dos porto-alegrenses sobre os aspectos políticos de nossa nação, pois assim poderemos expressar em uma tabela o nível de envolvimento político da sociedade da capital gaúcha na política, tanto nacional quanto estadual. O envolvimento da população no sistema político atual do país é fundamental para que possamos pressionar nossos candidatos a fazerem mais pelo nosso país, e para que eles saibam que a corrupção não é comum entre o povo brasileiro, e sim é comum entre um grupo seleto de pessoas que visa o seu bem pessoal acima do bem público.
Nosso tema foi escolhido por um grande repertório de denúncias de corrupção, o qual tem aparecido nos últimos anos. Um caso extremamente atual e que continua sendo investigado seriamente é o denominado “petrolão”, um grande caso de desvio de dinheiro dentro da Petrobras, o qual chocou a nação brasileira e virou notícia em todas as mídias internacionais, com a divulgação dos números de verbas desviadas. As manifestações pelo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, tem se tornado um tanto polemicas pelo diverso número de especulações de quem estaria por trás de tais movimentos.
O grande número de informações falsas e incertas que nos são expostas na internet nos leva a pensar no como a população seleciona as informações as quais acreditam. Identificar as fontes utilizadas pela população pode nos ajudar a entender certas ações extremistas, pois existem informação completamente absurdas rolando na internet. A falta de um controle nas mídias digitais, geram um número gigantesco de informações falsas, e que em determinados momentos chegam a ser ridículas, porém a parcela da população que possui informações de qualidade infelizmente não é maior do que aqueles que não sabem se as informações as quais confiam são verdadeiras ou não.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
Em um trecho do livro, “O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil”, o autor expõe apenas alguns dos diversos problemas que são encontrados quando há corrupção na política do Estado. “Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de empregos e riquezas. Os corruptos drenam os recursos da comunidade, uma vez que tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais dos delitos para se esconderem da fiscalização da Justiça e dos olhos da população.”
Em outro parágrafo, autor cita qual a relação direta da corrupção com a educação e assistência dos estudantes: “A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos de merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos perspectivas no futuro.”.
O autor também expressa a sua opinião de como a corrupção afeta a saúde, “A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem-estar dos cidadãos. Impede as pessoas de terem acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser facilmente curadas, encurtando as suas vidas.”.
...