CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: Ludmila Araujo • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE BRAGANÇA PAULISTA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
JESSICA LUDMILA ARAUJO
RA 9910151888
DESAFIO PROFISSIONAL 2º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE DIREITO EMPRESARIAL; TECNOLOGIAS DE GESTÃO; RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
TUTORA EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES
BRAGANÇA PAULISTA / SP
2014
INTRODUÇÃO
O novo ambiente de competitividade, promovido pela globalização, crescimento e evolução da economia, impõe que as empresas, em qualquer parte do mundo, busquem um contínuo aperfeiçoamento de seus produtos, processos e a eliminação dos desperdícios. O que conduz a um novo conceito de qualidade que viabiliza a redução de impactos ambientais e sociais.
Este trabalho apresenta uma proposta para implantação de um plano de Gestão baseado nos sistemas de Gestão Empresarial, Gestão de Qualidade e Produtividade e Assessoria Ambiental em uma indústria especializada na fabricação de estruturas metálicas e caldeiraria, INOXEL.
1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
O Modelo de Excelência da Gestão indica o acoplamento e integração de elementos, como a combinação de processos, procedimentos e práticas utilizados em uma organização, visando redução de riscos, melhoria do desempenho funcional e certificação.
Portanto apresentamos à INOXEL a implantação do MEG que permitira a organização à adequação das praticas de gestão existentes, e ainda abranger diversos temas, tais como:
- Pensamento Sistêmico
- Aprendizado Organizacional
- Inovação
- Liderança Transformadora
- Olhar para o futuro
- Responsabilidade Social
- Valorização das pessoas e da Cultura
Os critérios que podem ser trabalhados junto ao plano de melhorias, objetivando resultados sustentáveis, também incluem:
- Liderança: atuação das pessoas que detêm a propriedade e das que atuam na direção, exercendo a liderança em todos os níveis da organização.
- Estratégias e Planos: determinação de elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará suas transações a partir da compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação.
- Clientes: criação e entrega de valor de forma sustentada gerando maior competitividade no mercado.
- Sociedade: reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização
- Pessoas: sistemas de trabalho, capacitação e desenvolvimento, educação e qualidade de vida dos colaboradores.
- Processos: Conjunto de atividades estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou um produto.
- Resultados: Indicador de desempenho que mensura os efeitos das atividades produzidas pela organização no atendimento aos requisitos do Modelo de Excelência de Gestão.
Os objetivos de um sistema de gestão são o de aumentar o valor percebido pelo cliente, melhorar os resultados operacionais, a satisfação dos funcionários e da sociedade e o respeito ao meio ambiente. E para que tais objetivos sejam alcançados, é importante a adoção de um método de análise e solução de problemas.
Há diversos métodos sendo utilizados atualmente, neste caso é recomendável que o Balanced Scorecard (BSC) seja inserido como um processo do sistema.
O BSC integra as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequada e objetiva em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização. E para que seja uma ferramenta eficaz e eficiente de medição e melhoria, é recomendável que o BSC seja inserido junto ao ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act, que constitui-se em um referencial teórico básico para diversos sistemas de gestão.
- Plan (Planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer
resultados de acordo com os requisitos do cliente e políticas da organização;
- Do (Fazer): Implementar os processos;
- Check (checar): monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas,
aos objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados;
- Act (agir): executar ações para promover continuamente a melhoria do
desempenho do processo.
[pic 3]
[pic 4]
Esta metodologia está sendo cada vez mais utilizada no Brasil, comprovando sua boa aceitação como eficaz ferramenta gerencial.
2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização | Medidas sugeridas para adequar esse impacto | Custo/Beneficio |
Resíduos Sòdulos e Efluentes Líquidos | Instalação de sistemas coletivos de coleta de resíduos sólidos, conforme sua classificação e tratamento de efluentes líquidos. | Redução, através de métodos e parcerias com companhias de reciclagem. |
Emprego de Recursos Naturais - Energia | Programa de manutenção preventiva nas máquinas e equipamentos. | Redução do consumo de recursos naturais. |
Emissões atmosféricas | Substituição dos processos por processos restritivos. | Melhoria da qualidade do Ar. |
Poluição Sonora | Prevenção, proteção e controle. | Saúde do Trabalhador |
...