CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: 250689 • 3/8/2020 • Trabalho acadêmico • 4.313 Palavras (18 Páginas) • 160 Visualizações
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
[pic 1]
PIM III – PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS[pic 2]
CAMPO GRANDE/MS
NOVEMBRO/2013
JULIANA DUARTE DE OLIVEIRA[pic 3]
MARCELO SOUZA
SAMARA RICARTES
[pic 4][pic 5]
PIM III – PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS[pic 6]
Projeto Cientifico apresentado como requisito parcial para a obtenção do titulo de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos,– FCG - Faculdade de Campo Grande - , MS, sob a orientação da Professora Catiane Bin.[pic 7][pic 8]
CAMPO GRANDE/MS
NOVEMBRO/2013
[pic 9]
“Todo vencedor tem cicatrizes”
Herbert Casson
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1. JUSTIFICATIVA 05
2. OBJETIVOS 06
2.1 Objetivo Geral 06
2.2 Objetivo específico 06
CAPÍTULO 1
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
3. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 07
CAPÍTULO 2
DESENHO DE CARGOS
4. CONCEITUAÇÃO DE CARGOS 10
5. DESENHO DE CARGO 11
CAPÍTULO 3
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMISTRAÇÃO - SEMAD
6. PLANOS DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO (PCR) 12
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
ANEXOS
CARGOS E FUNÇÕES DA SEMAD 15
QUESTIONÁRIO PARA ANÁLISE DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 17
POLÍTICA SALARIAL 21
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Neste projeto procura-se mostrar, da forma mais concisa possível, a importância do Plano de Cargos e Salários envolvendo a Prefeitura Municipal de Campo Grande, com foco na Secretaria Municipal de Administração/Semad. Para isso foi indispensável a pesquisa em registros expedidos pela própria secretaria, além de fonte que envolve o Plano de Cargos e Salários. Não se pretende transmitir um relatório geral da Secretaria, o que tornaria o trabalho extenso, mas sim apontar os planos e cargos, e o que esses planos significaram no que tange ao crescimento da empresa.
A pesquisa foi embasada em documentos retirados do site da Prefeitura Municipal de Campo Grande (http://www.capital.ms.gov.br). Outras ideias concentraram-se também em textos de Luiz Paschoal e de Idalberto Chiavenato, cujo livro Recursos Humanos representa um importante meio de conhecimento nessa área.
O trabalho está organizado em três capítulos, tendo os justificativas e os objetivos como propostas iniciais. No primeiro capítulo discute-se o Plano de Cargos e Salários em que é mostrado a avaliação e classificação dos cargos, os métodos de análise e a definição de política salarial. No segundo estuda-se o o Desednho de Cargos, a conceituaçao de cargo exposta por Chiavenato e o que isso implica na empresa. No terceiro capítulo é apresentada a proposta do Plano de Cargos e Salários da Secretaria Municipal de Administração e as consideraçoes finais. Por último, e em forma de Anexo, é mostrado os cargos e funçoes executados dentro da Semad, bem como a possivel política salarial que melhor funcionaria dentro dessa empresa.
Este decorrer pode ser questionado em varias frentes. Primeira, qual a melhor maneira de utilização do Plano de Cargos e Salários? Segunda, qual a relação do Plano de Cargos e a atual Secretaria de Administração? Terceira, qual a importância desse plano junto aos funcionários que compõem a secretaria? Trazer uma possível respostas a estas questões é a intenção deste trabalho.
1. JUSTIFICATIVA
A Prefeitura Municipal de Campo Grande - PMCG como executor das políticas públicas para atingir seus fins, tanto recursos materiais como recursos humanos. A Secretaria Municipal de Administraçã-SEMAD está estruturalmente descrita no decreto n. 10.727, 22 de Janeiro de 2009, é o órgão da administração direta da prefeitura Municipal de Campo Grande -PMCG, responsável pela supervisão técnica, controle e coordenação das atividades do sistemas de administração geral e de recursos humanos, com a finalidade de administrar pessoal, cargos, funções, empregos, bens patrimoniais e serviços dos demais órgãos e entidades da administração municipal.
Portanto, como órgão central da gestão de RH desta pasta é o interlocutor entre os agentes públicos seus direitos deveres e responsabilidades. Então se forma da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD e outros órgãos da PMCG um sistema de recursos humanos que organiza as relações de trabalho com os servidores públicos, em sentido lato.
Torna-se então premente que o órgão a serem analisados de forma especifica quanto ao objeto deste estudo devem ser especificamente a Secretaria Municipal de Administração - SEMAD e o órgão coordenado com aquela, pois, esses são os atores institucionais com as responsabilidades principais no processo de aposentadoria do servidor público municipal de provimento efetivo.
A SEMAD é formada por 59 divisões, sendo que cada divisão tem como missão buscar os direitos e os deveres, responsabilidades dos servidores, administrar bens materiais e de consumo da Prefeitura Municipal de Campo Grande - PMCG.
De Forma Geral os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande – PMCG são voltados ao cidadão, ou seja, serviços públicos, de forma direta ou indireta, com isso a preocupação com seus colaboradores fica é cada vez menor, várias vezes foi citada a possibilidade de implantações de Benefícios a eles, mas sempre deixada de lado, desvalorizando os mesmos e deixando a empresa com defeitos que poderiam ser resolvidos em um simples gesto. Um desses benefícios é o Plano de Cargos e Salários.
...