CUSTOS COM ARMAZENAGEM
Por: ivonedossantos76 • 25/9/2016 • Dissertação • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 955 Visualizações
CUSTOS COM ARMAZENAGEM
Este tipo de Custo começou a ganhar importância nas empresasa partir do início desta década com a reavaliação da estratégia de distribuição e em função de diversos outros fatores que aumentaram a complexidade em termo de importância, fases crescente exigências por serviço dos clientes. No momento em que o mercado exige variabilidade, disponibilidade, rapidez na entrega, menor tolerância de erros na entrega, necessário o gerenciamento eficiente das atividades de armazenamento.
Armazenar significa disponibilizar espaço físico, recursos e procedimentos necessários para que os materiais sejam acondicionados corretamente, evitando perdas e demora no fluxo logístico.
Custos com Armazenagem,diz respeito à manutenção de armazéns
É importante deixar clara a diferença entre custos de estoque e armazenagem. Serão considerados custos de armazenagem os que se referem ao acondicionamento dos bens e a sua movimentação, como por exemplo: aluguel do armazém, mão-de-obra, depreciação das empilhadeiras etc., enquanto, o custo referente aos bens, produzidos ou comercializados, como o custo financeiro de estoque e o custo de perdas – devido a roubo, obsolescência e avarias podemser classificados de estoque.
Para custear as operações de movimentação e armazenagem de materiais, inicialmente, classifique os custos e as despesas em QUATRO grandes contas: Mão de obra, Espaço Físico, Equipamentos de Movimentação e Armazenagem de Materiais MAM e Despesas Diversas.
Comecemos pela conta mais representativa, que pode alcançar até 60 por cento dos custos de um Centro de Distribuição, a Mão de Obra. Ela engloba os gastos com salários, encargos sociais e benefícios com a mão de obra direta equipe operacional e administrativa equipe de apoio à operação.
Conta Espaço Físico no caso prédio próprio, incidirá depreciação e custo de oportunidade. No caso da depreciação, você poderá utilizar dados contábeis ou informações gerenciais; por exemplo: contabilmente você deverá depreciar o imóvel em 25 anos com 20 por cento de valor residual. Também fazem parte dessa conta espaço, o IPTU e as despesas com manutenção predial.
Conta equipamentos de MAM essa conta envolve todos os gastos relacionados a equipamento de movimentação como empilhadeiras, paleteiras, e também os gastos com estruturas de estocagem gastos com materiais para embalamento e unitização de cargas.
A Conta Diversosessa conta reúne gastos com comunicação, material de papelaria, correios, despesas com saúde, segurança, equipamentos de proteção individual,depreciação e custo de oportunidade de mobiliários armários, mesas, equipamentos de informática computadores, equipamentos de segurança câmeras, segurança interna podemos incluir despesas com água e energia elétricas.
Para a empresa, trabalhar com a capacidade mínima ou máxima, o armazém exigirá uma série de requisitos mínimos para operar como energia, aluguel, empilhadeiras, etc.
Quando a empresa compra ou aluga um novo armazém, seus custos com armazenagem aumentam significativamente, visto que há a necessidade de implantar a mesma estrutura neste novo local
Os Custos vão aumentando na medida em que se abre novos armazéns, obedecendo à quantidade movimentada é interessante para a empresa que se trabalhe sempre próximo à capacidade máxima, pois os custos serão diluídos melhor nos produtos.
Etapas para o custeio da Armazenagem
O Custo com Armazenagem tem que estabelecer os critérios para levantamento de tais dados, esses critérios são:
1. Identificar os Itens de Custo: Nessa etapa, devem-se selecionar os itens de custos que serão considerados. Por exemplo: operadores de empilhadeira, supervisores, depreciação das empilhadeiras, custo de oportunidade das empilhadeiras, aluguel do armazém.
2. Cálculo dos itens de custo: Alguns itens, como salários, benefícios, manutenção, aluguel e outros, são obtidos com facilidade através da contabilidade outros itens como a depreciação e o custo de oportunidade, precisam ser calculados.
Depreciação – segundo a visão gerencial, o tempo utilizado para depreciação não deve ser o tempo contábil legal, mas sim o de operação do ativo – quanto tempo a empresa utiliza um determinado ativo antes de substituí-lo.
Custo de oportunidade - Uma empresa que temum armazém próprio não tem uma conta de aluguel. No entanto, deve ter um item de custo associado ao custo de oportunidade do imóvel, que representa o quanto a empresa ganharia se o vendesse e investisse o capital em outros projetos,
...