Cadeia de Valores
Por: andersonars • 10/5/2018 • Monografia • 1.711 Palavras (7 Páginas) • 261 Visualizações
- CADEIA DE VALORES
A cadeia de valor de uma empresa diz respeito ao conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma organização e abrange todo o processo produtivo, desde o desenvolvimento do produto até a entrega do produto ou serviço aos clientes finais, ao construir uma cadeia de valor a empresa busca agregar valor ao seu produto ou serviço e assim ser bem vista pelos seus clientes. Através da cadeia de valor pode se identificar vantagens competitivas perante aos seus concorrentes e assim manter se a frente dos mesmos no mercado. Segundo Porter (1989, p. 33)
A cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela executa atividades são individuais são um reflexo de sua história, de sua estratégia, de seu método de implementação de sua estratégia, e da economia básica das próprias atividades.
Por abranger as atividades da empresa, a cadeia de valor é tida como uma ferramenta de grande importância no que diz respeito a se obter vantagem no mercado em que se está inserida.
1.1. Processos Críticos
Processos críticos são representados pelos fatores que podem ter influência negativa sobre as atividades desenvolvidas pela empresa e interferem significativamente no cumprimento dos objetivos estabelecidos por ela. Uma vez identificados os processos críticos, é possível trabalhar de forma a minimizar os riscos gerados por eles e assim conseguir agregar valor ao serviço e a organização e através disso obter vantagem competitiva.
Para Porter (1989, p. 2)
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto.
A empresa verificou que os processos críticos são:
- Entrada no Mercado - Marketing
Não é fácil abrir uma empresa, requer muito trabalho e um excelente plano de negócios, devem-se levar em consideração todas as variáveis possíveis. Para o negócio, em questão, a tarefa se torna ainda mais difícil, pois, trata-se de um serviço pouco difundido no mercado.
O marketing é um dos quesitos mais importantes para a entrada do serviço no mercado. Este é um ponto crítico a ser observado com muito cuidado, pois, se os clientes não conhecerem o serviço e seus benefícios, convencê-los de que se trata de uma excelente compra, será praticamente impossível; podendo, desta forma, levar a empresa ao fracasso.
Um plano de contingência seria desenvolver um mix de marketing, agressivo, deixando claro para os consumidores que apesar de existirem serviços substitutos, como exemplo: estacionamento de carros e públicos (ruas), o serviço da Space Motos trará melhores benefícios.
1.1.2. Controle da Qualidade
Outro processo crítico o qual a empresa deve dar uma atenção especial é o que diz respeito à qualidade do serviço, pois a qualidade de um serviço pode ser determinante para empresa se solidificar no mercado em que está inserida, pois a qualidade representa a imagem da empresa no mercado, se a qualidade não for boa, a empresa não será bem vista pelos clientes e assim pode perder mercado.
O plano de contingência seria garantir à qualidade do seu serviço, de forma a atualizar constantemente os processos, tendo assim uma qualidade elevada e concisa. Outro ponto é contratar consultorias para avaliar a qualidade no serviço prestado aos clientes, sendo assim, estarmos sempre atualizado em relação ao mercado.
1.1.3. Equipamentos
Outro processo crítico seria os equipamentos administrativo-tecnológicos, como exemplo, computadores e softwares de cobrança, pois sem eles, não seria possível saber o tempo correto de permanência da moto no estacionamento, muito menos a impressão de comprovantes, notas ficais, entre outros. Assim como os equipamentos utilizados para realizar as revisões nas motos, como a rampa, compressor de ar, entre outros.
O plano de contingência seria investir em tecnologia de informação para garantir o funcionamento 24 horas dos equipamentos de informática da Space Motos, assim como, geradores de energia para que os sistemas não venham a falhar inesperadamente caso haja falta de energia na região. Para os demais, seria necessária manutenção periódica e parcerias com empresas especializadas na manutenção dos equipamentos.
1.1.4. Pós Venda
O relacionamento com o cliente é responsável por fornecer informações sobre suas características, identificar suas necessidades, ter uma comunicação eficiente, saber como se comunicar de maneira adequada para mantê-los fieis com o serviço prestado. Sendo assim, a quebra desse procedimento implicaria em um processo crítico, pois a falta de conhecimento do cliente nos desorientaria sobre a aceitação do serviço.
O plano de contingência seria utilizar uma consultoria especializada em pós venda, para apontar falhas no procedimento. Com isso, identificar pontos positivos e negativos no processo e melhorar o atendimento dos clientes e verificar qual realmente foi o desempenho e impressão deixados para o consumidor. E colocando feedbacks periódicos para a análise.
1.1.5. Segurança
Como citado anteriormente, a procura de serviço de estacionamento esta relacionado com a segurança. Pode se tornar um grande processo crítico um estacionamento não tendo segurança, pois o cliente não ira confiar em deixar sua motocicleta, sabendo que pode acontecer algum dano a ela.
A contingência ideal é a Space Motos manter um contrato ativo com alguma seguradora, pois acidentes e roubos podem acontecer a qualquer momento, e o cliente ficará tranquilo sabendo que o estacionamento tem uma seguradora, pois caso haja algum dado a sua moto, será indenizado sem complicações.
1.2. Competência
Competência é tomar iniciativa, ter responsabilidades sobre as diversas situações, saber executar bem as tarefas, com sabedoria e comprometimento, ou seja, fazer as coisas bem feitas.
Segundo Fleury e Fleury (2010, pag. 28):
O conceito de competência é pensado como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho, na medida em que há também um pressuposto de que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e na personalidade das pessoas, nessa abordagem considera-se a competência, portanto, como um estoque de recursos que o indivíduo detém.
...