Canvas: Busca de Uma Nova Visão Estratégica para o Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tiradentes
Por: Suzana Elisabetth • 5/4/2020 • Projeto de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Canvas: em Busca de uma Nova Visão Estratégica para o Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tiradentes
S. E. CONSERVA1*, A. P. C. LEMOS2, P. S. A. SANTOS3, J. J. G. SANTOS 4, W. A. M. SANTOS 5
1UniversidadeTiradentes, Curso de Engenharia de Produção
2UniversidadeTiradentes, Curso de Engenharia de Produção
3UniversidadeTiradentes, Curso de Engenharia de Produção
4UniversidadeTiradentes, Curso de Engenharia de Produção
5UniversidadeTiradentes, Curso de Engenharia de Produção.
Departamento De Engenharia de Produção
*e-mail: suzanaelisabetth@gmail.com
INTRODUÇÃO
Num mercado de trabalho cada vez mais disputado existe uma problemática recorrente, a busca por vantagens competitivas. Para Vicelli e Tolfo (2014), esta vantagem só é alcançada quando possuímos o entendimento do que é o valor para o negócio, esse valor está ligado à capacidade de inovar e ao conhecimento da organização e das informações que montam o seu modelo de negócio.
Tomando a competitividade como base, começa-se a pensar em formas de realizar as adaptações necessárias ao mercado para que os serviços não se tornem obsoletos e percam valor. Pensando numa maneira de facilitar o aprimoramento e a discussão dos modelos de negócio Ostelwalder trás em sua tese de doutorado o mundialmente conhecido Business ModelCanvas (Osterwalder, 2010). Esse mesmo modelo foi revisado por Oliveira e Ferreira (2011). Segundo os autores, um modelo de negócio descreve a lógica de como a organização cria, entrega e captura valor. Neste sentido, o BM Canvas é uma ferramenta simples, visual e bastante prática para descrever, analisar e projetar modelos
de negócio inovadores. Ele é representado por nove blocos básicos, que representam a lógica de como a empresa pretende ganhar dinheiro no novo negócio.
Este estudo apresenta o Canvas como meio na busca de uma visão estratégica para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Tiradentes. O mesmo está estruturado em duas partes complementares, a teórica e a prática. A primeira é realizada através de revisões da literatura, a fim de fundamentar o trabalho e guiar de forma clara e concisa as ações presentes neste estudo. Após a fundamentação é realizada a abordagem prática que tem como objetivo aplicar o Canvas analisando seus nove segmentos, chamados por Ostelwalder de áreas-chaves para se planejar ou reestruturar um negócio, para atingir os resultados esperados por esse trabalho, a proposta de um novo modelo para o curso.
FIGURAS
Figura 1 Business Model Canvas para o curso de Engenharia de Produção na Universidade Tiradentes.
REFERÊNCIAS
MARTINS,
...