Capital Intelectual
Por: Adrianajlr • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH
Relatório referente à exposição do tema: Capital Intelectual
Capital intelectual: são os ativos intangíveis, os talentos, a eficácia dos sistemas gerenciais e o caráter do relacionamento com o cliente.
O desafio do capital intelectual é explicitar os processos e os sistemas de aprendizagem da organização.
Hoje, no mundo globalizado, de crescente complexidade e competitividade a condição de eterno aprendiz se tornou uma necessidade e um desafio.
O capital intelectual é composto por capital humano, capital do cliente e capital estrutural.
O capital humano é formado pelas pessoas da empresa, pela capacidade das pessoas de atender as expectativas dos clientes e pelo desafio de captar, capacitar e reter talentos.
O capital estrutural refere-se a relação da organização com sistemas automatizados, métodos e planejamentos, cultura e valores.
O capital do cliente é composto pela retenção e satisfação do cliente, relacionamento com a cadeia de valor e penetração, amplitude, cobertura, conquista e manutenção de mercado.
O conhecimento hoje é uma vantagem competitiva. A potencialidade intangível de uma empresa é o que faz com que ela tenha maior valor de mercado que valor contábil de seus produtos.
A gestão das empresas obriga aos seus administradores a se tornarem trabalhadores do conhecimento.
O maior capital são as pessoas que representam a estrutura interna e externa das empresas.
Um dos motivos pelos quais as empresas não gerenciam o conhecimento, é que ele vem quase sempre acompanhado de instrumentos mensuráveis – o papel usado na impressora, o cartucho de tinta, as horas de um palestrante, as pedras de uma escultura, entre outros. O que as empresas e seus executivos administram são as formas, e não a substância, o que seria equivalente a comparar com um vinicultor que dedica mais tempo à garrafa do que ao vinho (afinal de contas, é mais fácil descrever a forma da garrafa do que o vinho). As empresas do conhecimento não vendem capital físico e sim talento, capacidade, criatividade, habilidade, idéias e novos padrões.
Para a empresa do conhecimento a informação é a matéria-prima. Mas o mais difícil é explicitar a o intangível.
...