Capital Intelectual
Por: gabrielbayer • 20/5/2015 • Dissertação • 337 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
CAPITAL INTELECTUAL POR GABRIEL BAYER
Na década de 90, em pleno neoliberalismo, formulou-se a Teoria do Capital Intelectual. Este modelo prediz que o conhecimento está intrinsecamente ligado à produtividade na gestão do trabalho. Entretanto o conhecimento não se torna capital até que o mesmo seja utilizado como fonte gerador de receita pra empresa. Ou seja, ele tem de ser externalizado, implantado a fim de que se traduza em produtividade.
Em vistas a isso, o conhecimento tem de ser transformado em explícito, basicamente deve ser expressado de forma a ser compartilhado, analisado, melhorado. E a primeira ação é saber dirigir o conhecimento, objetivá-lo livre de achismos, falácias. E um modo de fazer com que o conhecimento chegue livre de ruídos para os receptores, é revisá-lo; tem de filtrar para perceber o que dele acrescenta positivamente à empresa.
O Capital Intelectual está presente em três esferas:
- Capital humano: é o conhecimento do laborado. Este cria soluções e métodos com o intuito de maximizar a receita da empresa. Entretanto, o Capital Intelectual se contrapõe ao Humano pelo fato de aquele ser inalienável, diferente deste último.
- Capital estrutural: tem a ver com mecanismos cujo propósito é disseminar o conhecimento, basicamente se fundamenta no compartilhar de ideias e soluções para a empresa. Neste faz parte todo o corpo de stakeholders.
- Capital clientelar: é formado pelas relações das empresas para com o corpo de clientes. Basicamente, neste está presente a forma como os clientes veem a marca da empresa.
Por tudo isso, pode-se afirmar que o conhecimento é um ativo da organização, que tem por objetivo alavancar a receita da empresa. Obstante tem de externalizar o conhecimento utilizando critério crítico para que o mesmo venha a ter valia e seja transformado em ações com o propósito de proporcionar melhorias à empresa. E uma das formas de fazer com que o resultado seja sucesso, é observar todas as esferas do Capital Intelectual a fim de que considere todas incursões que possam a vir ocorrer no processo de implementação do conhecimento.
...