Cargos e salarios
Por: Flavia Porto • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
1. Segundo o site "Observatório de Gêneros": "Em estudo recém-divulgado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - mostra que, apesar do recente crescimento econômico e das políticas destinadas a reduzir as desigualdades, as diferenças salariais relacionadas a gênero e etnia continuam sendo significativas nos países latino-americanos. Mulheres ou negros chegam a ganhar 30% menos que homens brancos ganham para desempenharem as mesmas atividades na mesma empresa ou empresas concorrentes". Esta realidade vai contra um ou mais princípios da área de Cargos e Salários que é (são):
A) Plano de Sucessão.
B) Equilíbrio Interno.
C) Equilíbrio Interno e Equilíbrio Externo.
D) Salário e Motivação.
E) Equilíbrio Externo.
2. Segundo o site de uma das maiores prestadoras de serviços de Cargos e Salários do mundo, a Hay Group: "Milhares de organizações - incluindo mais de metade das maiores empresas do mundo - confiam nas metodologias de avaliação de cargos do Hay Group. Alguns clientes do Hay Group usam nossos serviços de avaliação de cargos há mais de 25 anos." Ao estudarmos a Avaliação de Cargos, concluímos que suas principais utilidades são:
A) Estabelecer valor relativo a cada cargo e organizá-los em ordem de importância e permitir que seja determinada a estrutura salarial e os salários a serem pagos.
B) Estabelecer valor absoluto a cada cargo e organizá-los do menor para o maior e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.
C) Estabelecer valores relativos e absolutos a cada cargo e organizá-los do menor para o maior e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.
D) Estabelecer valores relativos e absolutos a cada cargo e organizá-los do maior para o menor e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.
E) Somente permite a estrutura salarial a ser paga.
3. Em entrevista a Revista Época, Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose, fala sobre a reestruturação de Cargos e Salários na empresa: "No momento, minha equipe na Suzano tem 4,2 mil pessoas, distribuídas por seis países. Nos próximos 13 anos, esse contingente deve quintuplicar. Daí a necessidade de simplificação. Uma revisão de cargos e salários extinguiu 34% dos títulos existentes. Em muitos casos, havia nomes diferentes para funções iguais e com remunerações distintas. Além de gerar assunto para "reuniões de corredor", a desorganização era um entrave à criação de um sistema justo de promoções." Sob a ótica de Cargos e Salários, para que isso ocorresse, foi necessário:
A) Atender o conceito de Equilíbrio Interno e que fossem feitas coletas de dados através de métodos não quantitativos.
B) Atender o conceito de Equilíbrio Interno e que um comitê de cargos e salários fosse formado pelo Gerente de RH, Gerente de Remuneração e Gerente das áreas fossem envolvidos.
C) Revisão de todas as descrições de cargos para que o Equilíbrio Externo fosse atingido.
D) Formar um comitê de avaliação de cargos formado pelo gerente de Cargos e Salários, RH e Financeiro para que pessoas com salários mais altos fossem desligadas da empresa.
E) Atender Equilíbrios Interno e Externo e formação do comitê de avalição composto por Gerente de RH, Gerente de Cargos e Salários e Gerente das áreas envolvidas.
Segundo o Site do Grupo Catho, ao consultarmos seus serviços enquanto fornecedores de pesquisa salarial encontraram os seguintes dizeres:
"Para o colaborador de uma organização, o salário é sua principal fonte de renda, o combustível para satisfazer suas necessidades básicas e de seus possíveis dependentes. A remuneração torna-se, então, um demonstrativo de quanto a empresa valoriza seu trabalho. Em contraponto, para o empregador, o salário constitui um dos principais meios de custo. A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa".
Com base no texto acima, responda as questões 4, 5 e 6.
4. O que é uma pesquisa salarial?
A) É o estudo de todos os setores da economia e o quanto eles pagam de salário para seus funcionários.
B) É o estudo do comportamento do mercado e salário. Não se esquecer de englobar pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores.
C) É o estudo de comportamento do salário e dos mercados onde as empresas estão inseridas.
D) É o estudo do comportamento de mercado enquanto ao salário praticado em todos os setores.
E) É o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial.
5. As principais fases de uma pesquisa salarial são:
A) Pesquisa, amostra e qualidade de dados.
B) Amostra estratificada e amostra de conveniência.
C) Metodologia de coleta de dados, amostra estratificada e pesquisa.
D) Coleta, tratamento estatístico e análise de dados.
E) Qualidade, coleta e análise de dados.
6. Os tipos de amostra para pesquisa salarial são:
A) Salário e Benefícios
B) Benefícios
...