Cargos, salarios
Por: m8d4s11 • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.061 Palavras (17 Páginas) • 327 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO
Superior em Tecnologia de Recursos Humanos
Tema: Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas aplicada ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão
T. Presencial. Professor José Roberto
T. Distância. Profº. Pedro Carlos de Carvalho
Angélica Alves de Souza RA: 6749369836
Bianca Martins da Silva RA: 6537261581
Marcela Cristina Vicente RA: 6957459572
Mirian Ap. Garrido de Lima Banhato RA: 8317771739
Rafaela Cristina Gustavo Agren RA: 6900439224
Mirela Rocha Freire RA: 7536620530
Matão/2014
SUMÁRIO:
1-INTRODUÇÃO..................................................................................................................................................................1
1.2 Afinal salários é fator motivador?..............................................................................2
1.3 Definições das Teorias Motivacionais de Maslow, Herzberg e MacClelland...........2
2.1.1 Teoria das Necessidades de Abraham H. Maslow..................................................2
2.1.2 Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg Frederick Herzberg.3
2.1.3 Teoria da Motivação pelo êxito e/ou medo de David McClelland.........................4
2.1.4 Quadro comparativo das Teorias:...........................................................................5
3. Descrição da empresa onde implantaremos o Plano de Cargos e Salários .................5
3.1 Planos de Cargos e Salários para a empresa Hortifruit Tour.....................................6
4. Questionário para análise de cargos da empresa Hortifruit Tour................................7
5. Qual a importância do planejamneto de carreira?.....................................................10
5.1 Conceitos, definição e objetivo da remuneração estratégica...................................10
6. Implantação do sistema de remuneração estratégica................................................12
Considerações Finais.....................................................................................................13
Bibliografia....................................................................................................................14
1-INTRODUÇÃO:
A área de recursos humanos cada vez mais, vem ganhando importância nas organizações e conquistando seu espaço em virtude das transformações ocorridas ao longo dos últimos anos.
Sabe-se que o futuro das empresas não mais dependerá das tecnologias utilizadas, mas sim de pessoas, onde o capital humano é tido como uma das ferramentas-chave para o alcance do sucesso.
Dentro desta perspectiva, a elaboração de um Plano de Cargos e Salários para a empresa Hortifruit Tour, que é o objetivo deste trabalho, serve como um instrumento de gestão de pessoas que auxilia a empresa a se adaptar às mudanças com envolvimento de seus colaboradores. Para tanto, o estudo envolveu objetivos específicos como identificação da política de valorização profissional da empresa, verificação dos cargos existentes na empresa, bem como a descrição, especificação, avaliação e classificação desses cargos.
Após análise dos dados coletados através de questionários, foi elaborado o Plano de Cargos e Salários da empresa Hortifruit Tour. Como recomendações, destacaram-se a divulgação do Plano de Cargos e Salários aos funcionários e sua constante atualização, uma integração entre o Plano e os demais programas de Recursos Humanos, e também com outros setores da organização, e uma reflexão a respeito das ações que a empresa pode realizar para a valorização de seus profissionais, levando-se em consideração outros aspectos que complementam a remuneração.
2. AFINAL SALÁRIO É FATOR MOTIVADOR?
A palavra motivo vem do latim motivus que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico. E uma das questões mais polêmicas referentes ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários.
Se estudarmos o ciclo motivacional, verificamos que toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com um estímulo ou incentivo faz surgir uma necessidade. Toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação. Dependendo do comportamento ou ação a pessoa poderá ter satisfação ou insatisfação. A insatisfação da necessidade produzirá um estado de frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixo. Se o comportamento ou ação for eficaz, a pessoa encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma de ajustamento ao ambiente.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
...