Caso centrum
Por: rafams92 • 11/4/2015 • Artigo • 463 Palavras (2 Páginas) • 669 Visualizações
Definição de logística- produto certo, cliente certo, na hora certa, ao custo correto ou mínimo.
Logística – o principal objetivo do nível de serviço logístico e providenciar bens e serviços corretos no local certo, no tempo exato, nas condições desejadas, ao menor custo possível, caso este último não implique em perda alguma vantagem competitiva para empresa.
As atividades logísticas primarias são:
Transporte – o transporte responde por uma fatia de 1/3 a 2/3 dos custos logísticos (transporte de insumos, produtos e pessoal).
Estoque – também podem representar de 1/3 a 2/3 dos custos logísticos, podendo chegar a 30% do custo do produto.
Processamento de pedidos – deve gerar custos baixos na movimentação dos produtos tanto na entrada quanto na saída e principalmente reduzindo o tempo de execução dos serviços.
Setup – e a preparação da maquina
Modais de transporte:
Modais – são tipos de transportes com os quais podemos transportar determinado tipo de mercadoria. (Aéreo, aquático, terrestre).
Características aquaviario – o modal aquaviario compreende todo e qualquer tipo de transporte que envolva vias aquáticas. Ele e subdividido em transporte marítimo e fluvial e lacustre. Estes modais são realizados respectivamente em mares , oceanos rios e lagos. O transporte marítimo ainda se subdivide em : navegação em longo curso, (navegação internacional), navegação de cabotagem, navegação entre portos do mesmo pais.
Aéreo – o modal aéreo realiza o transporte de mercadorias e pessoas, um modal aéreo e regulamentado pela IATA.
OBS1: para os importadores e exportadores, em relação a IATA o que mais interessa são as formas tarifarias.
Terrestre – subdividido em transporte rodoviário e ferroviário.
OBS2: O órgão controlador do transporte marítimo IMO, a função do IMO e promover a segurança no mar, a eficiência da navegação e tomar medidas preventivas para evitar a poluição marítima que pode ser causada pelos navios, através de acidentes ou mais condições dos mesmos.
OBS3: com relação ao transporte marítimo, o principal documento e o conhecimento de embarque que no meio em geral e conhecido como BILL OF LANDING, o conhecimento do embarque e o principal documento utilizado no comercio exterior, relativo a transporte.
As principais finalidades do conhecimento de embarque são:
A – representar um contrato de transporte entre o transportador e o embarcador.
B – e o recibo de entrega da mercadoria a bordo do navio.
C- e um titulo de credito.
Tipos de carga:
Carga lotação: ocorre quando a mercadoria e suficiente para lotar um caminhão, neste caso, a transportadora encaminha um recibo até o deposito do embarcador, realiza a operação de carregamento e transferir a carga diretamente ao seu destino.
A carga fracionada e aquela que e coletada no deposito do embarcador levada a um terminal da empresa transportadora e somente depois transferida ao seu destino. Isso acontece porque as transportadoras visam a racionalizar suas operações minimizando a ociosidade existente pelo fato de cada cliente não despachar carga suficiente para lotar o caminhão.
...