Cinco de condições organizacionais para a geração de novos conhecimentos na empresa
Artigo: Cinco de condições organizacionais para a geração de novos conhecimentos na empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: killler • 30/5/2013 • Artigo • 556 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
Até a década passada, a maioria das empresas apostava nos resultados individuais de suas equipes para atingir um alto desempenho. O importante não é apenas ter equipes formadas por profissionais brilhantes, e sim ter condições de reter e preservar o conhecimento que elas produzem. Que reter conhecimento é o principal fator de competitividade das organizações, atualmente – embora ainda seja algo pouco praticado por elas. O primeiro passo de como reter conhecimento de sua empresa é providenciar para que todos os processos sejam mapeados e documentados de forma clara e objetiva. Um ponto importante aqui nesse processo é o envolvimento da equipe gerencial na construção e validação final dos fluxos. O fluxo de um processo tem o objetivo de mostrar, graficamente e com clareza, o caminho da informação dentro do departamento e interdepartamental. Alem disso, outros benefícios são gerados com o desenho do processo que podem ser o conhecimento da seqüência e encadeamento das atividades a verificação do produto gerado por cada área, identificação das atividades criticas do processo, documentação do processo para análises futuras (preparação para o aperfeiçoamento dos processos), adequação a normas e certificações, esclarecimento sobre o funcionamento das áreas para as pessoas recém-admitidas na empresa, fortalecimento do trabalho em equipe quando o desenvolvimento dos fluxogramas é feito com a participação de todos os envolvidos.
http://www.administradores.com.br
http://knowledge.othink.com
As cincos condições organizacionais para geração de conhecimento novo primordiais Intenção, Autonomia, Redundância, Variedade e Flutuação & Caos Criativo.
Intenção: A empresa Brasil Motores SA deveria investir em seus funcionarios, deve deixar claro seus objetivos e metas futuras para estimular o envolvimento de todos os colaboradores e a vontade dos mesmos em crescer junto com a organização.
Autonomia: A empresa deve reunir forças em grupo para ter autonomia, liberdade de criação, estimular o crescimento, aumentando assim a motivação dos funcionarios envolvidos.
Variedade: Melhorar a comunicação dos funcionarios dentro da organização, acesso otimizado a informações necessarias para deselvolvimento de projetos e melhoria do conhecimento.
Flutuação: sempre repensar ideias e conceitos existentes na empresa para a renovação e melhoria do conhecimento organizacional, no caso da Brasil Motores SA repensar seus conceitos de criação, renovação e passar a aceitar as mudanças que vem principalmente do meio externo.
A redundância as informações adicionais adquiridas através da experiência e, que, amplia o canal de comunicação entre os envolvidos.
Como exemplo, quando uma empresa realiza, uma troca de função com os funcionarios para execução das tarefas entre diferentes departamentos como RH e Marketing, esses mesmos funcionários por atuarem em outra função passam a adquirir informações extras com a experiência vivenciada e, desta forma, contribuem para a empresa aumentar sua capacidade de criação do conhecimento. Vendo de outro ângulo pode correr o risco com a redundância de o funcionário absorver informação de mais e diminuir na produtividade.
Entendo que Ba é um ambiente de integração
...