Ciência e Pesquisa
Por: Gustavo R. Thomé • 9/10/2015 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
Questão 1
O objeto de estudo é a prisão, e pode ser apropriado pelo sujeito de duas formas, a apropriação direta e a apropriação indireta. A aprproação direta é a análise feita pelo sujeito diretamante no objeto, sem nenhuma intervenção, o preso pensa na prisão por si só, usa apenas seu próprio conhecimento para obter as conclusões sobre a situação Ex.: (preso refletindo) “ Odeio esse lugar, parei aqui injustamente e sou tratado como lixo”. A apropriação indireta usa outro conhecimento já produzido para compreender a situação, o preso pensa de uma forma que não foi produzida por ele, Ex.: (preso refletindo) “Poxa, essa forma de julgamento não funciona adequadamente no Brasil, existem muitas falhas e a justiça falha constantemente”.
Questão 2
Senso Comum | Filosofia |
Crenças/Dogmas | Oposição à crença |
O senso comum faz uso das crenças, pois usa um conhecimento passado de geração em geração sem comprometimento com fatos que comprovem suas teorias, o conhecimento filosófico exige uma explicação lógica para cada acontecimento, algo que comprove, ou que no mínimo faça sentido sem que se recorra a algo não conhecido pelos humanos.
Senso Comum | Ciência |
Mais antigo | Mais novo |
O senso comum, pelo fato de ser intuitivo, sempre existiu, todos nascemos com instinto desde sempre, porém o conhecimento científico só começou a existir no final da idade média e durante a idade moderna, por isso é chamada de invenção do mundo moderno. Seus principais expoentes foram Newton, Galileu, Kepler e outros, este conhecimento é considerado o mais recente entre todos os outros.
Questão 3
O recorte 1, apresenta um texto em que o conhecimento científico está situado na visão moderna da ciência, período compreendido entre o século XVII ao século XIX, este período destaca-se por valorizar apenas o uso de métodos rigorosos para a comprovação dos experimentos, portanto para os pensadores desta época tais métodos proporcionavam respostas consideradas verdadeiras.
O recorte 2, apresenta uma visão mais atual da ciência, chamada visão contemporânea da ciência, esta nova mudança no pensamento científico começou no século XIX e perdura até os dias de hoje, nesta fase os pensadores quebram os dogmas impostos na visão moderna da ciência, e admitem falibilidade até nas mais modernas teorias.
Questão 4
D.
A preditividade não encontra-se no texto, tudo o que foi feito ocorrreu com base nos fatos, embora estivesse errado. A experiência, por outro lado, apresentou outras características do conhecimento científico, como a racionalidade (indica lógica entre as idéias), a objetividade (entender a verdade que está na realidade, dispensando impressões), intersubjetividade (a experiência ser analisada por outros da comunidade científica) e factualidade (teorias estudades sobre fatos). Portanto conclui-se que um bom texto não precisa apresentar todas as principais caracteristicas do conhecimento.
...