Como Delinear uma Pesquisa Ex-post facto
Por: Maurício Coimbra Franco • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
UNEMAT
Ismael, Maurício e Valdemir
Como Delinear uma Pesquisa Ex-post facto
MTP
Tangará da Serra – MT
2019
SUMÁRIO
1 – CONCEITO DA TÉCNICA
2 – OBJETIVO DA PESQUISA
2 – CARACTERÍSTICAS
3 – ETAPAS
4 – PONTOS PRINCIPAIS
5 – DIFICULDADES DO PROCESSO
6 – RESULTADOS OBTIDOS
7 – CONCLUSÕES DO GRUPO
8 – ANEXO
9 – BIBLIOGRAFIA
1 – Conceito da Técnica: Vejamos o significado deste estilo de pesquisa descritiva: “A tradução literal da expressão ex-post facto é “a partir do fato passado”. Isso significa que neste tipo de pesquisa o estudo foi realizado após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos… na pesquisa ex-post facto o pesquisador não dispõe de controle sobre a variável independente, que constitui o fator presumível do fenômeno, porque ele já ocorreu”
Há uma analo gia entre o tipo de pesquisa acima citado e a pesquisa experimental. Na pesquisa experimental o pesquisador pode manipular os dados para obter informações, enquanto que na pesquisa ex -post facto é “a partir do fato passado”, ou seja, os fatos estão no passado e já ocorreram, sendo assim, não há a possibilidade de o pesquisador manejar os dados, porque nesse tipo de pesquisa são tomadas como experimentais situações que se desenvolveram naturalmente.
2 – Objetivo de uma pesquisa ex-post-facto: Investigar possíveis relações de causa e efeito. Observar quais consequências existentes e procurar refazer o caminho de volta através de dados.
3 – Características de uma pesquisa ex-post-facto: Não é possível manipular as variáveis independentes, pois elas já chegam prontas para a pesquisa. Ela lida com variáveis que tem a natureza de não serem manipuladas. É uma pesquisa de observação e analise de acontecimentos.
4 – Etapas da pesquisa ex-post facto:
- Formulação do problema;
- Construção das hipóteses;
- Operacionalização das variáveis;
- Localização dos grupos para investigação;
- Coleta de dados;
- Análise e interpretação dos dados;
- Apresentação das conclusões
...