Como Promover A Transferência De Conhecimento Nas Organizações
Por: Micheli Faria Ramos • 13/4/2024 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 43 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
MICHELI FARIA RAMOS
RA: 8133468
GESTÃO DE CONHECIMENTO
DIVINÓPOLIS / MG
OUTUBRO /2022
Como promover a transferência de conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento deve ser um processo que se espalha por toda a organização. O seu âmbito é difícil de definir e os seus efeitos são muitas vezes imensuráveis, mas se devidamente implementado, é um investimento que vale pois promove a eficiência, a aprendizagem, a inovação, o que traz inúmeras vantagens competitivas a organização. A gestão do conhecimento e inovação nas empresas é essencial para organizações que desejam transformar suas ideias em valores para seus produtos e serviços. Pode parecer, em um primeiro momento, que implementar a gestão do conhecimento seja um único processo. No entanto, falamos de uma série de ações que vão beneficiar seu negócio.
A criação de conhecimento nas organizações acontece pela capacidade de seus colaboradores em criar valor aos produtos, serviços e processos e assim alcançar e manter a vantagem competitiva sustentável pela inovação. O conhecimento só se consolida em uma organização se houver tentativa e erro, se houver teoria em uso. Buscar fontes externas é outra prática salutar da gestão do conhecimento. Ou seja, um direcionamento, estratégia ou processo que abrange toda empresa (do administrativo à produção), que visa transformar informações de negócio em insights valiosos para a continuidade, melhoria e crescimento da empresa. Em média, os trabalhadores que usam conhecimento como base da sua função (como analistas, por exemplo), passam mais de 10% do seu tempo procurando por ele. É uma forma de encurtar os caminhos entre os funcionários e o conhecimento gerado em seus processos, execuções e interações.
Assim, além de produtividade, sua empresa ganha ao incentivar uma cultura de inovação, pois as oportunidades de evolução e transformação ficam mais claras. Ou seja, é possível contar com uma equipe empenhada em solucionar problemas de forma personalizada, o que contribui para uma melhor experiência do cliente. É muito importante a gestão de conhecimento ser implantada na empresa.. Afinal, não existe crescimento, seja ele profissional ou pessoal, se não houver conhecimento.
Bom, por meios treinamentos formais, como aulas e palestras, permitem a troca de conhecimento explícito. Estratégias mais personalizadas, baseadas no contato pessoal e que demandam mais tempo, como coaching e mentoring, o conhecimento será levado aos colaboradores. Também é necessário pensar em quais assuntos precisam ser abordados, de quais conhecimentos a empresa necessita nesse momento. A troca de informações e experiências deve fazer parte da cultura organizacional. Assim, com comunicação constante, nenhum detalhe passa despercebido e toda a equipe se torna ciente das tarefas, execuções e informações. Para garantir que a base de conhecimento esteja constantemente atualizada, é imprescindível engajar toda a equipe na criação e manutenção das informações, mas é simples colocar algumas práticas em ações, como: sempre busque formas diferentes de passar o conhecimento adiante, reuniões. Algumas empresas investem também na tecnologia, ampliando suas redes, utilizando tecnologias para organização para criar condições de identificar, integrar e compartilhar conhecimentos existentes no próprio ambiente de trabalho. O propósito dessa técnica é conectar as fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento, facilitando a transferência do conhecimento da mente dos geradores para as pessoas que utilizam ou possam vir a utilizar em alguma estratégia.
...