Comportamento dos clientes
Por: laisisomacal • 31/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 299 Visualizações
NOÇÕES GERAIS COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Estudar o comportamento do consumidor é importante, pois é por meio deste estudo que as empresas percebem oportunidades para satisfazer as necessidades dos clientes. Estabelecendo o processo de observação, sondagem e análise das necessidades e dos desejos do segmento focado, sendo assim é possível compreendermos o processo de compra e as atitudes dos clientes no momento do consumo.
LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING GLOBAL – MASAAKI KOTABE E KRISTIAAN HELSEN - SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A – 2000
COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR MUNDIAL
Os obstáculos enfrentados pelos anunciantes no cenário internacional são incertos. Os cinco tipos de de restrições que podemos enfrantar quando se comunicar com os consumidores estrangeiros são: barreiras de língua, restrições culturais, atitudes locais em relação a propaganda, infra-estrutura deficiente de mídia e regulamentações de propaganda.
Barreiras de linguagem
A língua é uma das maiores barreiras que os anunciantes internacionais precisam superar. Numerosos esforços promocionais tem falhado em razão das limitações relacionadas com a língua.
Dada a ampla variedade de línguas, erros nos textos de propaganda são facilmente cometidos. Podem-se identificar três tipos diferentes de erros de tradução: simples desatenção, palavras com o significados múltiplos e expressões idiomáticas.
Uma solução obvia é envolver as agencias de propaganda locais no desenvolvimento de suas campanhas promocionais. Frequentemente, seus feedbacks e sugestões são de grande utilidade.
Barreiras Culturais
Muitos dos problemas promocionais que exigem mais atenção centram-se na religião do país anfitrião. Por exemplo na Arábia saudita, apenas mulheres com véu podem ser mostradas nos comerciais de TV, exceto de costas.
Os anunciantes internacionais devem também estar cientes de outros aspectos culturais que podem afetar a atitude da audiência-alvo em relação ao anuncio e ao produto.
Um modelo que ajuda a estudar a influencia da cultura sobre a propaganda global é o esquema de classificação cultural desenvolvido por Geert Hofstede, teórico holandês de administração. O modelo classifica as culturas nacionais baseadas em seus sistemas de valores. Cinco dimensões são derivadas: distancia do poder, redução da incerteza, individualismo, masculinidadee tendências de longo prazo. A idéia é que as campanhas devem refletir o sistema de valores culturais da audiência alvo.
Atitudes Locais em relação a propaganda
Os sentimentos dos consumidores sobre a propaganda variam fortemente de país para país. Em geral os consumidores apresentam visões muito favoráveis sobre a propaganda.
As atitudes diferentes em relação a propaganda explicam parcialmente a importância relativa da propaganda na formação da lealdade da marca. Os resultados de uma pesquisa feita pela agencia de propaganda DMB&B mostrou que a propaganda é o principal fator adotado pelos consumidores chineses na escolha de uma Mara líder. A propaganda passou a ser mais critica do que a qualidade, a confiança e o valor. Entretanto, a china, é claramente, uma exceção. Por exemplo, na frança e na Itália, a propaganda exerce papel bem menos importante na determinação das imagens das marcas.
Infra-estrutura deficiente de mídia
O numero de possibilidades de veículos de mídia é grande. Novas opções estão sempre surgindo. Dada essa abundancia, o principal problema enfrentado pelas empresas esta como alocar seus recursos promocionais entre diferentes mídias, e ao mesmo tempo, obter o melhor retorno.
Em muitos dos mercados emergentes, a infra-estrutura de mídia ainda está bastante subdesenvolvida. Por exemplo o caso da China, nenhuma estatística de mídia confiável sobre a leitura esta disponível.
Regulamentações para a propaganda
Um grande obstáculo enfrentado pelos anúncios globais é o grande volume de regulamentações para a propaganda nos mercados estrangeiros. Geralmente essas regulamentações são impostas pelo governo local. Em muitos países, o setor de propaganda é também governado por alguma forma de auto-regulamentação, que pode assumir varias formas. Uma possibilidade é que os anunciantes locais, as agencias de propaganda e a mídia de radio e tv trabalhem em comum acordo sobre um conjunto de propaganda de regras.
Há varias razões para a auto-regulamentação do setor de propaganda, incluindo a proteção dos consumidores contra a propaganda enganosa ou ofensiva.
LIVRO PRINCIPIOS DE MARKETING GLOBAL – WARREN J. KEEGAN E MARK C. GREEN - EDITORA SARAIVA – 1999
CONCEITOS BÁSICOS DE PRODUTOS
Um produto pode ser definido em termos do que é tangível, pode-se definir um automóvel como 1.500 quilos de metal ou plástico, 4,80m de comprimento, 1,90m de largura e 1,50m de altura. Entretanto, qualquer descrição limitada aos atributos físicos retrata de maneira incompleta os benefícios trazidos pelo por um prduto. Portanto, os profissionais de marketing não podem ignorar o status e atributos de que um produto pode proporcionar. Um produto pode ser defino como um conjunto de atributos físicos, psicológicos de utilidade e simbólicos que, no todo, trazem satisfação ou benéficos a seu comprador.
Há três categorias de produtos no continuum:
PRODUTOS LOCAIS
No contexto de uma empresa especifica, um produto local é o que é visto como tendo potencial somente para um mercado local. As vezes os produtos locais aparecem quando uma empresa local atende as necessidades e preferências de determinados mercados nacionais.
Há vários motivos para os produtos locais representarem uma grande oportunidade de custo para a empresa. Primeiro, a existência de um so negocio nacional não da oportunidade de desenvolver e utilizar a alavancagem global da matriz nas áreas de P&D, marketing e produção. Segundo, o produto local não possibilita transferência e aplicação de experiência adquirida em um mercado para outros.
Uma terceira dificuldade do produto de um só país é a falta de transferibilidade dos conhecimentos adquiridos na área do produto único. Por esses motivos, os produtos locais exclusivamente são geralmente vistos como menos atraentes do que os que têm potencial internacional ou global.
PRODUTOS INTERNACIONAIS
Os produtos internacionais apresentam potencial de extensão para vários mercados nacionais. Como os produtos industriais tendem apresentar menos sensibilidade ambiental do que os de consumo, os fabricantes indústrias devem ficar especialmente atentos para as possibilidades de extensão.
...