TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial: Empresa x Clientes

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Comunicação Empresarial: Empresa x Clientes !

A comunicação é adotada por nós para fazer com que uma informação seja transmitida a outras pessoas, de forma que entendam o que queremos dizer e que nenhuma dúvida seja criada durante esse processo.

Diversos elementos compõem a comunicação e, junto a alguns outros fatores, podem influenciar positivamente ou negativamente o processo da comunicação; facilitar ou dificultar o entendimento da informação.

No decorrer da leitura proposta, percebi que ambas as empresas tem em sua estrutura, formas diferente de gestão e comunicação.

A BRASKEM possui uma gestão mais aplicada. Seu meio de comunicação é mais direto e formal. Ela utiliza de meios impressos

( revistas, por exemplo ) como forma de acrescentar valores à comunicação empresa x cliente.

“ Sustentabilidade, um ponto relevante da narrativa da Braskem, é um assunto ainda deixado de lado pela grande imprensa. A estratégia da petroquímica é estimular a discussão, provocando o surgimento do tema em datas comemorativas como o Dia da Água e o Dia do Meio Ambiente, por exemplo.

 CPFL possui uma linguagem mais simples, porém direta. Eles acreditam que uma comunicação desta forma favorece a troca de informação com seus clientes. Esta, pratica em sua empresa o media training como ferramenta adicional de comunicação para com seus clientes, o que, particularmente achei muito interessante.

Identifiquei em ambas as empresas algumas características que nos remete ao pensamento de Fayol, aonde verifica-se formalidade e ênfase na estrutura organizacional, tendo como consequência o aumento da eficiência da empresa, através da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Certamente adotaria a Teoria de Fayol como base para administrar uma empresa.

O que me despertou a atenção no texto foi quanto à gestão de cada empresa. A BRASKEM, por exemplo, tem uma gestão aonde tudo, antes de ser aprovado, é passado de setor em setor até ser encaminhado para aprovação de quem esta no topo da hierarquia, neste caso o Diretor;

“ Bimestralmente, a Braskem publica O Geração Braskem, uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família Braskem, com assuntos mais familiares. A pauta das duas publicações é concentrada em um colaborador da área de comunicação, que fala com cada uma das áreas da empresa para saber dos temas importantes e, então, propõe as pautas. Os temas são avaliados pela equipe de comunicação. Aprovados, eles viram textos que, antes de chegar à gráfica, passam pela leitura do diretor de comunicação. “ São várias pessoas que escrevem, vários pontos de vista, às vezes o que esse escritor ressalta é diferente do que é o mais importante para nossa estratégia corporativa, por isso busco unificar o discurso, como um diretor de redação de uma revista, com um tom padrão ”   – Nelson Letaif, Diretor Geral da BRASKEM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com