Comunicação da Observação do Ambiente Escolhido
Por: Nara Reis • 1/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 422 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
2. METODOLOGIA
A pesquisa foi dividida em três etapas: (1) observação do ambiente escolhido; (2) definição do objetivo do estudo; e (3) elaboração das ideias textualmente.
2.1. Observação do Ambiente Escolhido
O ponto em comum dentre os ambientes escolhidos para a observação e análise acerca da comunicação organizacional é que são setores de empresas, públicas e privadas, que utilizam da burocracia para manutenção e controle do seu funcionamento. O público estudado foi interno, membros colaboradores que participam e, ao mesmo tempo, sentem-se prejudicados pelo processo burocrático de seus locais de trabalho. A pesquisa teve a duração do semestre letivo, aproximadamente 4 meses, e envolveu em média 139 funcionários. O método predominantemente utilizado foi a observação, mas também foram feitas entrevistas informais, sem a necessidade de um questionário definido.
2.2. Definição do Objetivo do Estudo
Para tal, foi-se necessário um levantamento acerca do funcionamento da Comunicação Organizacional nos diferentes ambientes estudados, bem como análise sobre as ferramentas da comunicação utilizadas para viabilização do processo. Após discussão, percebeu-se que todos os locais tendiam ao mesmo problema: o excesso da burocratização numa instituição torna os processos lentos e desgastantes tanto para os colaboradores, quanto para o público a quem se destina os serviços. Por fim, ficou estabelecido como tema: “O desafio da comunicação organizacional perante as disfunções burocráticas. ” E como problemática central: “Como amenizar a burocracia entre os setores? ”. Partindo disso, o concluído pela equipe é de que o problema ocorre devido ao excesso de centralização de decisões bem como de formalismo. Sendo assim, uma possível hipótese apresentada para o problema é a retirada de centralidade do poder, de maneira a tornar o modelo de gestão mais orgânico, contribuindo para tomada rápida de decisões e mais autonomia entre os setores. Isso tornaria o ambiente mais participativo, eliminaria excesso de documentação, bem como seria um impulso para a motivação dos colaboradores uma vez que os processos desgastantes seriam evitados.
2.3. Elaboração das Ideias Textualmente
Após a observação e discussão da problemática central, assim como sua possível hipótese, iniciou-se a etapa de contextualização das ideias mantendo-se fiel ao objetivo do trabalho, às ferramentas da comunicação organizacional trabalhadas em sala e também às pesquisas individuais, destacando os pontos em comum dentre as mesmas.
...