Conceito Gestão Social
Por: André Pinheiro • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 563 Visualizações
Conceito sobre Gestão Social.
Observando os textos do Danilo Gandin e da Jane Cruz Prates, a respeito da Gestão Social, percebemos que esses dois autores dão ênfase a participação dos sujeitos nos processos de gestão e no planejamento das ações que os envolverão. Segundo Gandin:
“o modelo participativo, ao contrário, fundamenta sua ação na crença de que o melhor para as pessoas é aquilo que essas mesmas pessoas decidiram em seus grupos (...) é abrir espaço para que as pessoas participem”... (Gandin, 1999, p.114).
Observamos então, a relação desse conceito de participação e gestão social com a nossa profissão, e principalmente com nosso Projeto- Ético- Político. Os princípios do código de ética nos levam a uma direção social onde o protagonismo e a liberdade deve ser tanto respeitados, como incentivados. Por isso esse conceito de gestão social é de profunda importância para desenvolvermos nossas ações no trabalho cotidiano, sejam elas grupos, entrevistas, projetos de intervenção, etc. Para colocarmos em prática o projeto-ético-político do serviço social, temos que primeiramente respeitar o sujeito na sua condição de político visando o exercício da democracia.
Como diz Jane Prates:
“para que efetivamente possamos participar” (no sentido amplo) no processo de gestão democrática é fundamental; o reconhecimento do direito de opinar dos sujeitos; a valorização do processo enquanto tal, que necessita de tempo para o diálogo; a capacidade de negociação; o respeito das decisões tomadas coletivamente... (Prates, Jane Cruz).
Em suma, gestão social se dará somente com o diálogo e a participação visando o processo emancipatório dos sujeitos.
...