Conceito psicologia social
Por: Rayane Felix • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 718 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
A psicologia comunitária em relação às demais áreas da psicologia busca deselitiza - la. O trabalho da psicologia comunitária é realizado com uma população de baixa renda, mediante as dificuldades sociais, educacionais e de saúde que vivenciam. A psicologia diante destas circunstâncias, busca acolher e desenvolver o senso crítico nesses indivíduos, para que possam enfrentar da melhor forma, e estabelecer o desenvolvimento do seu “eu” consciente frente a essas mazelas.
É necessário o desenvolvimento do ser, com uma visão mais ampla, de forma justa e honesta para as dificuldades sociais, e o conhecimento dos seus direitos no ambiente em que vive, para que possa lidar, da melhor forma em uma sociedade corrompida. O psicólogo aqui irá atuar como um facilitador frente as dificuldades e demandas da população, dando-lhes suporte e apoio sob as diversas formas de enfrentamento em relação as suas maiores dificuldades, transformando-os em seres com senso crítico.
Alguns fatores contribuíram para o surgimento da psicologia comunitária. De acordo com Wiesenfeld e Sánchez (1991), a Psicologia Social, na América Latina, não estava de acordo com as demandas da qual necessitava se trabalhar, mas o foco da contribuição da psicologia social estava voltado para os problemas que surgem dentro da psicologia comunitária, como problemas educacionais de saúde, dentre outros, onde passou a ser questionada por academicos e pelos governos (p.114).
Outra questão que levou ao surgimento da psicologia comunitária, foram as manifestações da população frente as suas necessidades e direitos humanos, que não eram realizadas de forma adequada e que deveria ser feita de forma justa e honesta pelas organizações responsáveis, que menospreza a população diante de suas necessidades tanto educacionais quanto em relação a saúde (p.114).
E por último, foi a influencia de autores que ressaltam a influência do pensamento como Paulo Freire e Orlando Fals Borda, que introduziram a pesquisa de ação para se promover a auto-gestão nas comunidades (p.114).
De acordo com DeSouza (1996), a missão da psicologia comunitária, está em:
Trazer uma voz humanitária nas ciências comportamentais (p.06). O sentido psicológico da comunidade se desenvolveria entendendo as redes que conectam indivíduo e comunidade, as forças sociais, políticas, culturais e filosóficas que moldam a vida do dia a dia (p.07). Dadas as "carências crônicas de habitação, deficiências nos sistemas de saúde e de educação, pobreza generalizada, desemprego e desamparo" (p.11)
Diferente dos outros enfoques que se trabalha na psicologia ( é o campo mais amplo onde se enquadra a psicologia comunitária) que no caso é o intrapsiquico dos indivíduos a psicologia comunitária esta mais voltada ao ambiente social e o quanto o mesmo influência nas atitudes e ações dos indivíduos dentro da sociedade. De acordo com Gallindo (1981, p.13),
A Psicologia Comunitária é um movimento dentro de um campo maior de psicologia aplicada e que se caracteriza como uma nova abordagem para se lidar com os problemas de comportamento humano. “Ela enfatiza mais o ambiente social do que fatores intrapsíquicos como determinantes da saúde mental”.(GALLINDO,1981, p.13)
...