Conceitos Sobre Comportamento e Cultura Organizacional
Por: carlosassmann • 6/10/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 988 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
Conceitos Sobre Comportamento e Cultura Organizacional
Comportamento organizacional - Consiste no estudo sobre o modo como as pessoas ou grupos que compõe uma empresa agem nos seus respectivos locais de trabalho, e como as suas atitudes podem afetar os costumes e condutas que caracterizam a organização. O estudo do comportamento é importante para garantir uma melhoria na gestão de pessoas, prevendo conflitos pessoais e coletivos entro os colaboradores.
Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização.
Gestores/Administradores - Profissionais responsáveis pela tomada de decisão e condução das estratégias, peça fundamental para o alcance das metas e objetivos nas organizações.
Na maioria das organizações, são responsáveis pela criação, manutenção e alteração da cultura já existente.
Habilidades Interpessoais - Capacidade de interagimos com as pessoas ao nosso redor, gerando resultados positivos dessas conexões. Ter bons relacionamentos é algo de extrema importância e imprescindível na corrida pelo sucesso profissional e pessoal.
Construir uma cultura forte significa criar um ambiente de trabalho agradável, encorajador e inspirador. Fazer parte deste ambiente, gera uma capacidade maior de transformar as habilidades interpessoais em resultados positivos para a organização.
Satisfação no trabalho - Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação a seu trabalho, é mais uma atitude do que um comportamento, considerada uma variável dependente básica, por duas razões, ela tem uma relação clara com fatores de desempenho e com outros valores preferidos por diversos pesquisadores do comportamento organizacional. A satisfação no trabalho está ligada à automotivação e à expectativa que se tem sobre o trabalho que exerce.
Um dos objetivos da cultura organizacional é fazer com que o ambiente de trabalho seja propício ao desenvolvimento coletivo e individual do funcionário. Colaboradores motivados com seu trabalho e suas responsabilidades diárias, terão menores chances de ficarem insatisfeitos.
Absenteísmo - O não comparecimento, ou atraso do colaborador ao trabalho, constitui um grande ônus e uma dor de cabeça para os gestores. O absenteísmo pode ser causado por doenças, por motivos familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras e de transporte, falta de motivação, atitudes impróprias etc.
Empresas com uma cultura organizacional forte e bem definida possuem índices baixos de absenteísmo. Colaboradores satisfeitos querem estar no trabalho.
Organizações - Unidades planejadas e estruturadas com propósito de atingir objetivos específicos, tendo a participação de indivíduos e seus respectivos grupos como característica fundamental das organizações.
Em cada organização a cultura é exclusiva, baseada nos objetivos e valores traçados desde o início de suas atividades
Diversidade da força de trabalho - Grau de heterogeneidade da composição da força de trabalho das organizações.
Cada colaborador é delegado em funções e responsabilidades de acordo com sua especialização, qualificação educacional e física.
Administração baseada em evidências - Tem como objetivo basear as decisões gerenciais na melhor evidência científica disponível, evitando a tomada de decisão gerencial “às pressas” com pouco ou nenhum estudo sistemático.
Cultura empresarial inclui uma missão bem definida, visão e valores corporativos que facilitam a tomada de decisões. Assim, quando surge algum questionamento, qualquer colaborador, gerente ou líder pode encontrar a resposta nessas definições
Produtividade - Consiste em transformar matéria-prima em produto acabado ao mais baixo custo possível. A produtividade implica uma preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia. Uma das principais preocupações do comportamento organizacional é a produtividade onde é necessário descobrir quais fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, grupos e da organização como um todo.
Uma cultura de empresa forte aumenta a produtividade, estimula a motivação e o compromisso com os interesses coletivos e corporativos. Colaboradores motivados produzem mais.
...