Conclusão de Curso
Por: Clawdia • 12/11/2015 • Bibliografia • 6.437 Palavras (26 Páginas) • 145 Visualizações
Relatório de visita técnica a Empresa NET
APRESENTAÇÃO
O presente relatório tem por objetivo principal expor uma visão mais detalhada sobre a estrutura e funcionamento administrativo de uma empresa prestadora de serviço (privada) do ramo de telecomunicação, a partir de uma visita técnica realizada na empresa Net João Pessoa, no dia 15 de dezembro de 2014.
Nesta organização fomos ciceroneados pela senhora Marina Barbosa dos Santos, Consultora de Recursos Humanos que acumula a função de Gerente de RH, a qual nos concedeu uma explanação sobre a referida organização.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 VISITA TÉCNICA A EMPRESA NET
2.1 A Net João Pessoa
2.1.1 Apresentação da NET
2.1.2 Negócio, visão, missão e valores
2.1.3 Descrição dos serviços oferecidos
2.1.4 Cultura organizacional
2.1.5 Políticas e fatores motivacionais.
2.1.6 Hierarquia
2.1.7 Levantamento do aspecto mercadológico da empresa
2.1.8 Canais de comunicação, avaliando sua eficiência.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do trabalho está estruturado da seguinte forma.
Apresenta-se o resultado de uma pesquisa realizada sobre o setor de telecomunicação, referente ao reconhecimento da organização, se subdividindo em tópicos menores, como os descritos abaixo:
- Apresentação da empresa NET, constando sua denominação, área de atuação, classificação, serviço oferecido e a história do surgimento da NET até os tempos atuais -com a administração da empresa NET em João Pessoa;
- Descrição do negócio, da visão, missão e valores;
- Explanação das categorias dos serviços prestados pela empresa;
- Apresentação da cultura organizacional voltada para inovação e para “direta”;
- Exposição suscita de algumas políticas, como de administração de pessoal, enfocando a política motivacional aplicada na empresa e a comercial, de segurança da informação, para os clientes e de qualidade;
- A estrutura organizacional é relatada neste item, mostrando o organograma da empresa, bem como, a descrição das suas áreas e funções dos colaboradores principais, ainda neste tópico será abordado o processo produtivo de um dos serviços – a de governança;
- No levantamento sobre o aspecto mercadológico da empresa, discorre-se sobre alguns steakholders da NET, como, os clientes, os fornecedores e a concorrência;
- A comunicação interna, institucional e mercadológica, bem como, seus canais são apresentados, dando-se enfoque a análise de um dos anúncios publicitários da NET.
E por fim, emitiremos nossa percepção sobre os itens relatos.
2.1 A Net João Pessoa
2.1.1 Apresentação da NET
A “NET” foi construída há 23 anos, utilizando os recursos de telecomunicação, ou seja, um prédio com serviços de sistema integrado de fios, de cabos, de terminais – correspondentes aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema – e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isto com o objetivo de interligar os usuários (assinantes) à central telefônica e várias centrais entre si.
Nos anos 90 a NET começou a da seus primeiros passos, tendo sua primeira das licenças situada em Campo Grande (MT) e possuía, na época, cerca de 100 assinantes.
Ainda nos anos 90 a empresa começou a se expandi, adquirindo sete operadoras, seis delas no estado de São Paulo e uma em Goiás. Cada uma com cerca de 2 mil assinantes. Com a expansão do negócio, é necessário encontrar novos sócios para trazer mais recursos e expertise à programação.
No ano de 1997 acelera-se a expansão da rede de cabos e são adquiridas outras operadoras: NET BH, NET Anápolis e NET Piracicaba. A empresa aumenta sua participação na NET Rio e torna-se a maior operadora de sistema múltiplo de televisão por assinatura ("MSO") do Brasil.
Entre 1998 e 1999 são incorporados os principais ativos, passivos e operações da Globo Cabo Participações S.A, subsidiária e operadora de MSO da Globo Cabo Holding. A Globo Cabo Holding aumenta sua participação acionária por meio da conversão de ações da Globo Cabo Participações S.A. em novas ações. A empresa, até então conhecida como Multicanal Participações S.A., muda sua denominação social para Globo Cabo S.A. As duas "MSOs" controladas pela Globo Cabo Holding são unificadas na Globo Cabo S.A.
Nos anos 2000 a Globo Cabo compra a Vicom, que reunia mais de 3 mil estações terrestres de telecomunicação por satélite instaladas no Brasil. Isso representa um salto para a entrada no mercado de transmissão de dados, que permite explorar mais as combinações resultantes entre sua extensa rede urbana de cabos e a nova rede de satélites. Em setembro, a NET Sul (segunda maior operadora de cabo do país), que contava com 374,1 mil assinantes e 1.125,4 mil domicílios cabeados, também é incorporada.
A partir de 2002 a denominação social da empresa passa a ser NET Serviços de Comunicação S.A. O objetivo é associar seu nome à marca pela qual é conhecida entre os clientes. Em junho, a NET assinado com a Bovespa o contrato de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa - Nível 2. A NET torna-se uma das pioneiras na adoção de práticas mais rígidas de transparência no relacionamento com o mercado de capitais.
No ano de 2003 no mês de janeiro, o Senhor Luiz Antonio Viana deixa a empresa. Em fevereiro, o Conselho de Administração elege Francisco Tosta Valim Filho para o cargo. Sua gestão é marcada pelo redirecionamento, fortalecimento das operações e reequilíbrio financeiro. É reiniciada a publicidade nos meios de comunicação, melhorando a infraestrutura de vendas com a criação de pontos de venda locais.
...