Consultoria
Por: mrmsan • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.198 Palavras (9 Páginas) • 193 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Márcia Martins Santana – RA 6248228020
Vanderlei Jass Silva – RA 7009527930
Você é o Consultor
“Salão de Beleza e Estética Fascínius”
Prof. Uaraci Ballotin
Passo Fundo, RS, 16 de outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho surgiu através da necessidade de criar uma estratégia para solucionar o problema de uma equipe de colaboradores que apresenta dificuldades, tais como:
- Sinais de Desmotivação;
- Produtividade piorando mês a mês;
- O relacionamento entre eles vem se deteriorando visivelmente.
Diante disso apresentar-se-á uma proposta de treinamento para minimizar e possivelmente solucionar os problemas apresentados, visando o crescimento e rendimento profissional da equipe.
CASE: VOCÊ É O CONSULTOR
Em duplas os alunos deverão criar uma estratégia de treinamento para uma equipe de colaboradores, abaixo constam algumas peculiaridades desta equipe:
- A equipe vem demonstrando sinais de desmotivação.
- A produtividade desta equipe vem piorando mês a mês.
- As relações entre as pessoas estão deteriorando-se.
Proposta de Trabalho:
- Analisar e avaliar as possíveis causas dos problemas.
- Determinar possíveis estratégias para buscar melhora gradativa da situação.
- Apresentar um novo modelo de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO que possa contribuir com a melhoria objetivada.
- Apresentar o trabalho.
- TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
O Treinamento é a forma adequada de exercitar ou ensinar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) com algum objetivo específico e definido. Segundo CHIAVENATO (1999, p. 294) “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações.”
Sempre que se lança mão de um Treinamento para solucionar problemas apresentados é importante fazer uma análise da situação, procurando entender holisticamente o problema para aplicação da técnica e Desenvolvimento adequados.
Treinar e Desenvolver equipes tem um papel fundamental na saúde organizacional, pois visa o foco do problema, a solução e o comprometimento de cada colaborador; proporcionando com que cada um possa dar o melhor de si para o bem comum de muitos. Como cita CHIAVENATO (1994, p. 126) “treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”.
O processo de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO é um processo complexo. Este ambiente é criado por meio de COACHING, que visa muito mais do que capacitar, mais de integrar seus colaboradores aos processos organizacionais para o andamento das rotinas em seus ambientes de trabalho. O trabalho proposto visa analisar um ambiente de trabalho em uma empresa em que seus colaboradores estão começando a ficar desmotivados, por conta das situações que ocorrem com a falta de informação ou integração destes, que acaba sendo falho e torna os processos atrasados, desmotivando-os dessa maneira. Será criado um programa de treinamento com esta equipe na qual se objetiva em curto prazo a interação destes nos processos da empresa, será analisado os fatores que geram a atual desmotivação, seja por conta da não integração destes ou seja por outros fatores que possam influenciar.
- SALÃO DE BELEZA E ESTÉTICA FASCINIUS
A Empresa disponibiliza serviços de corte masculino – feminino e infantil, escova, penteados, hidratação, especialização em química, mechas, escova progressiva, manicure, depilação, design de sobrancelha, massagens e maquiagem.
Disponibiliza-se a venda de produtos cosméticos como: linha específica para todos os tipos de cabelos; maquiagem, cosméticos, perfumaria importada e também semi jóias.
- LOCALIZAÇÃO
O SALÃO DE BELEZA E ESTÉTICA FACINIUS está instalado em um imóvel de 150m², localizado na Av. Brasil, S/N, no bairro São José em Passo Fundo, RS. O imóvel foi escolhido devido à oferta imobiliária e necessidade do empreendimento, pois conta com infra-estrutura completa e beneficia os clientes, porém o acesso não é conveniente aos colaboradores devido a distância do centro comercial da cidade.
- DEPARTAMENTOS DA EMPRESA
- Recepção: Atendimento das ligações, cadastros, lançamentos dos serviços que o cliente realizou, agendamento de horários, controle de caixa e cobrança ao cliente.
- Setor de Corte : Cabeleireiro responsável por cortes e escovas.
- Setor de Coloração: Auxiliar de cabeleireiro responsável por mechas e colorações.
- Setor de Escovas e Penteados: Auxiliar de cabeleireiro responsável pelo escovamento dos cabelos e também penteados.
- Setor de Químicas: Cabeleireiro responsável pelas químicas, escova progressiva, análise do fio, hidratação, amaciamento entre outros.
- Setor de podologia: Manicure e pedicure e estética das unhas.
- Setor de Contabilidade: Terceirizado.
- MANEIRAS DE INTEGRAR A EQUIPE
Realizar treinamentos uma vez por semana, participação de feiras e eventos do ramo, confraternizações dentro da empresa.
- Motivação: Salário compatível com a função, CLT, confraternizações com bônus, prêmios, cursos gratuitos ou 50% do valor, sorteios de viagens e férias coletivas no carnaval. Realizar eventos de comemoração de natal, páscoa, dia do trabalhador, aniversários e etc.
- Metas e Produção: Premiação por metas de produção atingidas com bonificação de 20% (vinte por cento) sobre serviços e 2% (dois por cento) sobre produtos.
- Relacionamento Interpessoal: Treinamentos, dinâmicas de grupo, reuniões.
- ANÁLISE SITUAÇÃO ORGANIZACIONAL
SITUAÇÃO | PONTOS FORTES | PONTOS FRACOS |
Motivação |
|
|
Metas e Produção |
|
|
Relacionamento Interpessoal |
|
|
Fonte: Santana, Márcia Martins
- ANÁLISE ORGANIZACIONAL
O SALÃO DE BELEZA E ESTÉTICA FASCINIUS, vem enfrentando uma situação que é comum nas empresas nos ambientes de trabalho, a falta de integração da equipe de trabalho que atua no atendimento aos clientes. A desmotivação ocorre devido:
- A disputa pelo atendimento aos clientes, pois gera comissionamento.
- Alcance das metas estipuladas.
- Distribuição dos clientes na agenda.
- Horários de trabalho, às vezes, é necessário fazer hora extra para atender a agenda.
- Os serviços dão direito ao comissionamento, o que faz com que os colegas de trabalho disputem o atendimento, às vezes constrangendo o próprio cliente. Surge uma competitividade desnecessária entre os funcionários (quem produz mais), e acaba gerando conflitos no ambiente de trabalho.
- As metas são altas e o atendimento para o alcance é precário.
- O cliente telefona e agenda o atendimento, o que produz desconfiança entre os colegas pela falta de ética e profissionalismo dos recepcionistas, pois quando não há preferência de profissional para o atendimento, não é realizado rodízio.
- Em certas ocasiões os agendamentos são realizados muito após o fechamento do salão, o que prejudica quem tem compromissos logo após o horário de trabalho.
8. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
...