Contraste os conceitos de eficácia e eficiência
Por: Augusto Coutinho • 22/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 300 Palavras (2 Páginas) • 2.218 Visualizações
2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é o mais importante para o desempenho de uma organização?
Em termos gerais, dentro do mundo corporativo, podemos enxergar a eficiência e eficácia da seguinte maneira: um administrador, por exemplo, encarregado de cumprir determinada tarefa – ou até mesmo encarregado de supervisionar seu cumprimento – ao atingir seu objetivo dentro do prazo previsto estará sendo eficaz. No entanto, embora a meta tenha sido atingida dentro do limite estipulado, percebe-se que, ao final, houve pequenas falhas e pequenos erros durante o processo, de maneira que o produto final não se mostrou como esperado ou mesmo o prazo estipulado poderia ter sido encurtado. Por esse motivo, o administrador não se mostrou eficiente, afinal a tarefa da qual estava encarregado não foi executada na mais perfeita ordem, livre de qualquer falha ou erro.
De acordo com Sobral (2008), a principal preocupação da eficiência é lidar com o uso econômico dos recursos organizacionais; visto que são escassos, a administração tem como função a utilização eficiente desses recursos. Já a eficácia, sua principal preocupação é lidar com os fins: definição clara dos objetivos e realização das atividades de modo a alcançá-los. Assim, se o administrador se mostrou eficaz, mas não foi eficiente, o objetivo será alcançado, inclusive dentro do prazo estipulado. Porém, muitos recursos terão sido desperdiçados, acarretando despesas desnecessárias à empresa. Já se o mesmo tenha se mostrado eficiente, mas ineficaz, o resultado será a falta de cumprimento das metas traçadas.
Por tanto, não há como comparar o conceito de eficácia e eficiência e concluir que, para o melhor desempenho de uma organização, um é mais importante que o outro. Apesar das divergências conceituais, o perfeito funcionamento de uma organização se deve ao fato de seus profissionais terem a capacidade de serem eficientes e eficazes simultaneamente.
...