Controladoria
Por: andre.adm • 30/8/2016 • Relatório de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
André Luiz Dantas de Barros
Trabalho da disciplina
CONTROLADORIA I
Tutor: Prof. ANDRÉ DA COSTA RAMOS
João Pessoa
2016
Estudo de Caso :
Dustin Brass Products Co
REFERÊNCIA: BRUNS, WJ JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School 24 abril 1997.
O estudo de caso em seu primeiro momento descreve a Destin Brass que é uma empresa de manufatura que produz equipamentos de latão (válvulas, bombas e reguladores de vazão). A empresa realiza uma alocação de custos muito "tradicional", onde os custos diretos são computados de forma individual a cada linha de produtos e os custos indiretos são "rateados" de forma equilibrada entre estes produtos. Dentre os custos indiretos destacam-se os de recebimento e movimentação de material, embalagem e transporte, e engenharia. Estes custos estavam sendo diluídos em cada produto e não nas atividades necessárias para a fabricação dos mesmos.
Apesar de ser uma abordagem bastante comum, ela criava um resultado distorcido, que somente foi percebido quando os concorrentes da Destin Brass no segmento de bombas começaram a apresentar preços muito inferiores aos praticados por esta empresa. Com uma suposta margem bruta inicial de 35% e que depois caiu para 22%, o presidente da Destin Brass, Roland Guidry, convocou uma reunião de emergência com John Scott, gerente de produção, e Peggy Alford, controller da empresa com grande experiência na área. O estudo de caso então detalha muito bem como podem ser feitas as alocações de custos indiretos baseadas nas atividades e com um rateio que leve em conta o percentual que cada linha de produção utiliza dos recursos disponíveis e atividades indiretas.
Ao final do estudo, é possível então observar, que um produto supostamente com margem de lucro estreita e "impossível" de ter seu preço de venda reduzido a fim de competir com a concorrência poderia até mesmo ser deixado de ser fabricado, o que seria uma decisão muito equivocada, já que com a correta alocação de custos, a margem de lucro dos produtos permitirá mantê-los competitivos. E cabe ainda destacar que as bombas eram justamente os produtos mais vendidos pela Destin Brass (mais de 50% da receita total) - mesmo não sendo aquele de maior preço final. Seu volume de produção e vendas certamente é necessário ser mantido para a sobrevivência e crescimento da empresa.
...