Criação e implementação de processos que gerem, armazenam, gerenciam e divulgam conhecimento
Artigo: Criação e implementação de processos que gerem, armazenam, gerenciam e divulgam conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonleandro • 25/11/2013 • Artigo • 962 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
ão do conhecimento
Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva e duradoura é o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, a tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam=se obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem sucedidas, são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos. O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na Informação As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o que mais preocupa os gestores hoje em dia. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? s empresas devem se adequar ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica.
É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados. Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente. • Socialização: É o processo de compartilhamento de experiências e, com isso, de criação de conhecimento tácito – tais como os modelos mentais e as habilidades técnicas compartilhadas. O individuo pode adquirir conhecimento tácito diretamente dos outros sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalhando com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas da observação, da imitação e da prática.
• Externalização: É o processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. É a quintessência do processo de criação do conhecimento, no qual o conhecimento tácito torna-se explicito, tomando a forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
• Combinação: É o processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Este modo de conversão de conhecimento envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explicito. Os indivíduos trocam e combinam o conhecimento através de meios como documentos, reuniões, conversas telefônicas ou redes de comunicação computadorizadas.
• Internalização: É o processo de incorporação do conhecimento explicito em conhecimento tácito. Esta ligada ao “aprender fazendo”. Quando as experiências através da socialização, externalização e combinação são internalizadas nas bases de conhecimento tácito do individuo, na forma de modelos mentais compartilhados ou know-how técnico, tornam-se um patrimônio valioso.
Como é feita a Gestão do Conhecimento
Com muita atenção é preciso estar sempre atento a tudo que diz respeito ao negocio. Tanto fatores externos como internos é preciso conhece esses fatores, mas isso deve ser feito de maneira seria e constante por isso que as praticas de gestão de conhecimento contribuem fortemente para aumentar os lucros.
Há incentivo para a Gestão do conhecimento na empresa
...