Curso De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos
Por: Thuane Silva • 12/12/2023 • Trabalho acadêmico • 9.439 Palavras (38 Páginas) • 43 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALINE DA ROCHA OLIVEIRA
ANDRÉA DA SILVA SANTOS
JÉSSICA ALEXANDRE PEREIRA
JULIANA FERNANDES SILVA
THUANE PEREIRA DA SILVA
CONSULTORIA DE IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL DA EMPRESA ALPHA MONTAGENS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2017
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo assessorar a empresa Alpha Montagens e Equipamentos Industriais Ltda no processo de transição e atendimento aos requisitos do eSocial através da realização de um diagnóstico da situação atual para proposição de ações de adequação. Para uma pesquisa mais abrangente utilizou-se as informações do manual do eSocial, sendo elas os eventos iniciais, eventos não periódicos, eventos periódicos e eventos de tabela. Para identificar os aspectos que a empresa precisa melhor se adequar para a implementação do projeto, aplicou-se um questionário de levantamento de dados, além das informações dos CBO’S e a folha de pagamento da empresa. Através dos resultados obtidos, foi possível saber quais eventos precisavam ser melhorados dentro da organização, com o âmbito de sanar esses problemas e adequar a organização ao eSocial foram citados e explicados tais eventos com o propósito de ajustar a empresa ao eSocial integralmente.
Palavras-chave: eSocial. Eventos. Adequação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3. RECURSOS NECESSÁRIOS 6
3.1 Equipe de Trabalho 6
3.2 Recursos Financeiros 6
3.3 Recursos Tecnológicos 6
4. TERMOS E DEFINIÇÕES 6
4.1 eSocial 6
4.2 Eventos iniciais 7
4.3 Eventos não periódicos 7
4.4 Eventos periódicos 8
4.5 Eventos de Tabela 8
5. ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROJETO 9
6. METODOLOGIA UTILIZADA 9
6.1 Estratégia e Instrumento de Coleta de Dados 10
6.2 Análise de Dados 10
7. RESULTADOS E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO 10
7.1 Caracterização da Empresa 10
7.2 Estrutura atual e pontos passíveis de adequação 11
7.3 Proposta de adequação e ajustes 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
APÊNDICE A – Questionário de levantamento de dados da estrutura organizacional atual em relação ao eSocial 17
APÊNDICE B – Quadro com discriminação dos eventos do eSocial 21
ANEXO I – Resumo da Folha de Pagamento da Empresa 33
ANEXO II – Tabela de Cargos e CBO´s utilizados da Empresa 34
- INTRODUÇÃO
Hoje, as empresas brasileiras estão sujeitas ao recolhimento de muitos tributos e contribuições, além das várias obrigações acessórias, sendo obrigadas a prestarem declarações aos Órgãos Governamentais sobre o cumprimento dessas contribuições, assim como declarar sua atuação dentro da legalidade no que diz respeito ao Direito Trabalhista e Previdenciário (RODRIGUES; MARCHEZIN; HENRIQUES, 2014).
Dentre as obrigações acessórias trabalhistas e previdenciárias da atualidade podem ser citadas as seguintes: livro de registro de empregados; folha de pagamento; Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/Sefip); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) e Manual Normativo de Arquivos Digitais (Manad); dentre outras.
Assim, todas essas dinâmicas de obrigações acessórias de informações de mão de obra para órgãos governamentais estão apresentadas abaixo na figura 1.
Figura 1 – Obrigações Acessórias do Empregador Atualmente
[pic 1]
Fonte: Vellucci (2017, p. 59).
Nesse contexto é que surge o projeto do Governo Federal denominado eSocial (BRASIL, 2014), cujo sistema ajudará o empregador a cumprir com todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias acima apresentadas através de uma única fonte de informações. Dessa forma as informações de mão de obra que atualmente são prestadas de acordo com a figura 1 passam a ser enviadas apenas para uma fonte de uma única vez, conforme demonstrado na figura 2:
...