Curso de Arquitetura e Urbanismo
Por: Francisco Araujo • 9/7/2020 • Monografia • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Paraíso do Ceará
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Avohay Araújo
Enclaves Fortificados: A Nova Segregação Urbana
Trabalho desenvolvido como atividade para a Desenho Urbano IV, ministrada pelo professor Igor Miranda
Juazeiro do Norte – Ceará
Setembro– 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITUAÇÃO 3
3. O PROGRESSO DE GENTRIFICAÇÃO NO BRASIL 4
3.1 O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO EM RECIFE 5
3.2 O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO NO RIO DE JANEIRO 6
4. CONCLUSÃO 8
5 REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o conceito de gentrificação como também o caracterizar através exemplos práticos acontecidos em cidades brasileiras. Tendo em vistas salientar os impactos sociais, econômicos e espaciais sociedade, como também evidenciar os beneficiados e prejudicados devido a ação do processo.
O processo de gentrificação de atuara no desenvolvimento de diversos fenômenos promotores de mudanças sociais, econômicas e espaciais, que caracterização um processo de remoção dos morares tradicionais de uma localidade e substituição gradativa por habitantes de classes sociais abastadas. Caracterizado inicialmente pela implementação de melhorias com fins econômicos, que resulta na criação de espaços não destinados a população local, valorização imobiliária e aumento do preço agregado a produtos e serviço. Impedindo o acesso igualitários aos benefícios gerados pelo desenvolvimento da cidade aos seu habitante.
2. CONCEITUAÇÃO
O termo gentrificação surgiu no ano de 1964 sendo o mesmo desenvolvido pela socióloga Ruth Glass. Consistindo em processo de transformação urbana, que visa permitir a promoção e valorização do mercado imobiliário impactando sobres a descentralização dos centros urbanos. Incidindo na substituição gradativa habitantes locais por habitantes de classes sociais abastadas.
O conceito foi inicialmente abordo em um artigo escrito por Ruth Glass, o mesmo tinha como objetivo abordar as modificações urbanas ocorridas na cidade Londres na Inglaterra. Neste período nos bairros centrais da cidade houve o crescimento de da área habitada pela população de classe media a qual resultou resultando no crescimento gradativo do preço dos alugueis das residências, impactando na expulsão de trabalhados operários pertencentes a classes sociais mais baixas.
O processo de gentrificação impactou na promoção de mudanças estruturais nos bairros centrais antes ocupados por operários. Dentre os quais pode-se destacar a substituição classe trabalhadora pela classe média e alta, impactando em processo de segregação espacial devido classe social ou características culturais. Pode-se também a criação de novos serviços tendo como objetivo atender as demandas das classes medias e altas, impactando na valorização econômica como também o crescimento da densidade populacional.
É importante salientar que não somente áreas centrais de cidades estão sujeitas ao fenômeno de gentrificação. Deste modo áreas periferias e suburbanas poderão ser submetidas, promovendo o deslocamento forçado da população local, tendo como justificativa promover a implementação de projetos paisagísticos a melhora dos meios de transporte. Dadas melhorias que podem ter como foco promover o cumprimento de necessidade aleias a classes menos favorecidas, visto que as mesmas passarem a migrar para outras regiões.
O processo de gentrificaçãoi se manifesta de formas distintas em cada cidade, estando particularmente ligado ao desenvolvimento dos espaços urbanos instituído durante a história da localidade. Podendo-se analisar que a cidade de São Paulo que em primeiro momento dispõem de um espaço oncentrado, que permite a interação de grupos sociais distintos.
3. O PROGRESSO DE GENTRIFICAÇÃO NO BRASIL
O fenômeno de gentrificação manifesta-se no território brasileiro, desde o período colonial os centros históricos nas cidades brasileiras dispuseram de uma composição social heterogenia, havendo deste modo coexistência de grupos sociais distintos que estabeleceram interação política, econômica e cultural entre os mesmos.
A busca pelo desenvolvimento das cidades promoveu a criação de planos urbanos quem tinham como cerne promover melhorias como a revitalização, requalifica e reabilitação do espaço urbano de interesse, impondo padronização dos usos e paisagens que estabeleciam quais populações são ou permitidas uso dos lugares.
O fenômeno da gentrificação manifesta-se em território brasileiro, ocorrendo sobretudo em áreas inicialmente desvalorizadas que despertam interesse econômico, sendo a população local substituída gradativamente por classes sociais abastadas. No brasil os eventos internacionais promoveram o impulsionamento do fenômeno, onde pode-se destacar a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016.
No Brasil o fenômeno da gentrificação está relacionado ao uso do patrimônio histórico para fins econômico, objetivo permitido através promoção da cultura o incentivo ao turismo. Tal fato atua na modificação do espaço urbano permitindo a inserção de melhorias e disponibilização de serviços que visam tornar o centro histórico acessível aos turistas. Promovendo por exemplo eventos culturais tais como shows, festivais e espetáculos para demonstra a cultura popular, o folclore local.
3.1 O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO EM RECIFE
Na cidade de Recife, em Pernambuco e possível observar a manifestação do fenômeno de gentrificação no bairro Recife Antigo, onde está localizado o centro histórico da cidade que apresenta características do período colonial. A localidade na década de 90 sobre modificações através da implementação de um plano de revitalização do bairro. Tinha-se como objetivo promover a criação de áreas de entretenimento e consumo da cultura local, pela aplicação de uma serie de intervenções nos sítios históricos presentes no bairro.
...