Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Por: Rosângela Damacena • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.983 Palavras (16 Páginas) • 195 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS – IESGF
EDGAR JOSÉ PRIM JUNIOR
GEOVANE FERREIRA DA SILVA
GILCINÉIA CLASEN
GUILHERME FURTADO
HALYSSON MATOS
LUIZ GUSTAVO
MICHELE VANESSA DOS SANTOS
PAMELA SHARON RIGHI
ROSÂNGELA NUNES DAMACENA
EIRELE
SÃO JOSÉ, 2013.
EDGAR JOSÉ PRIM JUNIOR
GEOVANE FERREIRA DA SILVA
GILCINÉIA CLASEN
GUILHERME FURTADO
HALYSSON MATOS
LUIZ GUSTAVO
MICHELE VANESSA DOS SANTOS
PAMELA SHARON RIGHI
ROSÂNGELA NUNES DAMACENA
EIRELE
Atividade prática supervisionada submetida ao Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF, como requisito parcial para conclusão da 4ª. fase do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Orientador: Alex Charles Silva de Aguiar
SÃO JOSÉ, 2013.
SUMÁRIO
1 Introdução 4
1.2 OBJETIVOS 5
1.2.1 Objetivo geral 5
1.2.2 Objetivos específicos 5
2 REVISÃO DE LITERATURA 6
2.1 CONCEITO DE EIRELI: SUA CRIAÇÃO, EXCLUSÕES E INCLUSÕES 6
2.1.1 Passo a passo para criar uma Eireli 8
2.1.1 Junta comercial 8
2.1.2 Aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais, quando for o caso 9
2.1.3 Secretaria da Receita Federal do Brasil 10
2.1.4 Secretaria da Fazenda do Estado 10
2.1.5 Prefeitura municipal 10
2.1.2 Capacidade para ser titular 11
2.1.3 Impedimentos para ser um administrador de uma Eireli 11
2.1.4 Exclusão da Eireli 12
2.2 A EIRELI VERSUS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 13
2.3 AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EIRELI 14
3 conclusão 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
No Brasil e no mundo de uma forma geral as pessoas buscam algo que lhe proporcione uma atividade mais rentável e em alguns países é possível alcançar isso mesmo sendo empregado. Por causa dessa situação onde vivemos que o brasileiro tem buscado cada vez mais tornar-se seu próprio patrão, procurando alternativas para que isso ocorra, muitos acabam desenvolvendo uma atividade informal, pelo motivo de a burocracia no Brasil ser muito grande.
Com o Intuito de regularizar o volume de receita informal gerada na maioria das vezes pela dificuldade de constituir uma empresa, no Brasil, país extremamente burocrático é que se deu inicio a EIRELI, uma ferramenta para facilitar o acesso de pessoas físicas desenvolverem sua atividade de forma regularizada e dentro das leis e com isso gerar uma mudança no cenário econômico.
A EIRELI apresenta uma nova modalidade empresarial, onde a mesma é constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social que apresenta suas particularidades e exigências. A EIRELI possibilita que um empresário, constitua uma sociedade, onde a sua responsabilidade é atrelada ao valor do capital integralizado. Compreende-se que esse titular poderá distinguir, diferentemente do que ocorre com o empresário individual, o seu patrimônio pessoal. Protegendo parte de seus bens aos riscos das atividades que por ventura exerça
Para constituição de uma EIRELI, existem alguns requisitos que deveram ser cumpridos. Um deles é sobre o capital social da empresa onde determina que este deva ser igual ou superior ao valor de 100 (cem) salários mínimos vigentes do período, devendo este ser totalmente integralizado. O segundo requisito trata da inclusão da expressão "EIRELI", para que haja formalmente a criação dessa empresa, a sua identificação deve ser precisa. Outro requisito é a possibilidade de participação do titular de uma EIRELI, em apenas uma empresa neste formato.
1.2 OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo abordar, a introdução da EIRELI, (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), explicando suas principais características, apontando as vantagens e desvantagens deste novo empreendimento.
- Objetivo Geral
Discorrer quanto à introdução do novo método de empreendedorismo no mercado econômico, seus benefícios para o país a cerca da regularizar receitas informais.
- Objetivos Específicos
Com objetivos específicos, este estudo irá:
- compor pesquisa bibliográfica apresentando a fundação da EIRELI, bem como seus pré-requisitos;
- realizar estudo a respeito da EIRELI X EMPRESÁRIO INDIVIDUAL;
- dissertar acerca das vantagens e dos pontos críticos da EIRELI.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Este capítulo tem por finalidade apresentar uma fundamentação teórica sobre o tema: EIRELI; bem como fazer uma análise comentada a respeito da EIRELI X EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, dissertando acerca das vantagens e dos pontos críticos da EIRELI.
...