Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Por: sasa25 • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
Universidade Anhanguera- UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Andreane Cristina Silva dos Santos- RA: 9518109262
Angélica Fernanda Nascimento Fonseca- RA: 9794463046
Anderson dos Santos Ferreira- RA: 9572407760
Elyane Soares Machado- RA: 9905144217
Gleiciane Ferreira da Silva- RA: 1299327040
Neocilene Franca Pacheco- RA: 9904145279
Desafio Profissional II- Disciplinas norteadoras Processos Gerenciais
São Luís/ MA
2014
Universidade Anhanguera- UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Andreane Cristina Silva dos Santos- RA: 9518109262
Angélica Fernanda Nascimento Fonseca- RA: 9794463046
Anderson dos Santos Ferreira- RA: 9572407760
Elyane Soares Machado- RA: 9905144217
Gleiciane Ferreira da Silva- RA: 1299327040
Neocilene Franca Pacheco- RA: 9904145279
Desafio Profissional II- Disciplinas norteadoras Processos Gerenciais
Atividade praticada supervisionada da Faculdade Anhanguera Uniderp- Centro de Educação à Distância para ser apresentado à banca examinadora da Anhanguera Educacional como requisito para obtenção de notas do curso RH sob orientação dos professores Carlos Eduardo de Azevedo e Raquel de Oliveira Henrique.
Profª: Francidalva.
São Luís- MA
2014
Sumário
INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------- 3
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL -------------------------------------- 4
PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO I ---------------------------------- 5
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO --------- 6
Referências ------------------------------------------------------------------------------------------- 8
INTRODUÇÃO
Com a situação organizacional das empresas nos dias atuais, no que diz respeito ao seu crescimento e desenvolvimento contínuos, surge também a necessidade da existência de gestores que estejam aptos a lhe dar com as mais diversas situações de adversidades institucionais. Com base nessa realidade, é de suma importância a capacitação contínua dos profissionais atuantes em determinada empresa, independente do seu ramo de atuação.
O presente trabalho traz à tona a problemática com a qual se depara uma empresa varejista de alimentos (Hoterdan- Hipermercado) atuante no interior de São Paulo. A empresa apresenta situação de queda nos lucros, custos exacerbados, etc. Os objetivos centrais deste trabalho consiste em trabalhar a capacitação e desenvolvimento do corpo profissional da empresa desde o nível operacional ao gerencial, com o intuito de melhorar os rendimentos da organização.
As possíveis soluções às problemáticas abordadas ao longo do trabalho vem sendo apresentadas, basicamente, em forma de figuras e tabelas ilustrativas.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
I
O Plano de Capacitação e Desenvolvimento I é voltado para os profissionais da empresa que atuam nas áreas da Diretoria e Gerência, logo, sua base está diretamente ligada ao aprimoramento dos componentes do nível estratégico da empresa. Seu foco principal é fomentar o desenvolvimento continuado dos mesmos, aprimorando seus conhecimentos teóricos e práticos e incentivar a sua aplicação no dia a dia do ambiente empresarial.
Faz-se necessário a implementação deste plano por meio de pequenos módulos, com o intuito de melhor abordar as necessidades/carências empresariais, suas causas e consequências e empreender as soluções corretas para os mesmos.
O objetivo do plano, de um modo geral, consiste em promover ações de capacitação e educação profissional, atreladas ao planejamento organizacional, fortalecendo o desenvolvimento das competências individuais e coletivas, além do desenvolvimento integral e valorização da qualidade de vida dos colaboradores da Hoterdan, buscando a excelência na qualidade dos serviços prestados e o alcance das metas organizacionais.
De modo específico, os objetivos que se almejam alcançar com a implantação do plano consiste basicamente em melhorar a eficácia gerencial dos diretores e gerentes, desenvolver líderes, promover a capacitação à liderança situacional, ou seja, capacitá-los a lidar com situações inesperadas de forma proveitosa e coerente, bem como construir o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
Na prática, a implementação do referido plano deve consistir numa abordagem sistematizada e dinâmica, partindo do pressuposto que, quando se objetiva a implantação de algo novo dentro do ambiente empresarial, deve-se evitar o “impor mudanças” e primar pela cooperação mutua do corpo profissional da organização, através de estratégias que motivem os mesmos a buscar um envolvimento continuado no processo. Uma boa sugestão a ser seguida consiste no incentivo individual corporativo, ou seja, deve-se implementar uma forma de estímulo (financeiro/cargo/função/bônus mensal por melhor desempenho individual, etc...) aos funcionários que possibilite que os mesmos tenham o desejo de crescimento da empresa, bem como interesse no bom desempenho da mesma.
...