Curva abc
Por: pppp123 • 29/10/2015 • Dissertação • 571 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
1 . Introdução
Hoje em dia, as grandes empresas sofrem uma grande pressão pela a constante busca do aumento da produtividade. Por esse motivo , a maioria passou a adotar diversas técnicas ou sistemas alternativos. Uma das principais técnicas e a mais aplicada e o Just in Time , que vem sendo aplicada com a intenção de reduzir custos à área de produção,gerando assim uma melhora contínua dos processos produtivo .
2 . Fundamentação teórica
2.1 . Conceitos
Just in time (JIT) é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado fora do momento certo. O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. .O conceito de JIT está relacionado ao de produção por demanda,onde só se produz depois que o produto e vendido .Nas industrias onde está implantado,o estoque de matérias primas e mínimo só se tem o suficiente para produzir em poucas horas .Para que nunca falta matéria prima , os fornecedores sempre devem estar em sintonia para que as entregas sempre sejam feitas em pequenos lotes e sempre que for necessário . Um dos fatores que mais contrubuem para alcançar os benefícios pontenciais, e um numero mínimo de fornecedores,porem essa redução pode gera eventuais problemas de fornecimentos, já que não há fornecedores alternativos.
2.2 . Surgimento global
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados do anos 50 tendo sua ideia principal e seu desenvolvimento graças á Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção de acordo com uma demanda especifica de diferentes modelos e cores de carros com o mínimo de atraso . Mas somente em meados da década de 70,passou a ser passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dai, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva.
Esse sistema de “puxar” (sistema onde cada etapa do processo depende uma da outra ) ,a produção somente depois que tiver uma demanda, produzindo somente o que foi pedido ,nas quantidades certas e no tempo certo
do processo produtivo.
Contudo, o JIT é muito mais do que um conjunto de técnicas de administração da produção japonesa ,ultimamente vem sendo considerado como uma filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, organização do trabalho e etc.
2.3 . Quando aplicado no Brasil
2.4 . Just –in-Time x Sistema de estoque comum
- Os objetivos fundamentais, do JIT são qualidade e flexibilidade do processo. Esta filosofia diferencia-se da abordagem tradicional de administrar a produção nos seguintes aspectos:
- Os estoques são considerados prejudiciais por ocuparem espaço e representarem altos custos mas também e principalmente por esconderem ineficiências do processo produtivo, com problemas de qualidade, altos tempos de preparação de máquina para troca de produtos e falta de confiabilidade de equipamentos;
- Coloca em foco na redução dos lotes de fabricação através da redução dos tempos de preparação de equipamentos;
- Cria a meta de eliminar os erros;
- Põe o foco no fluxo de materiais e não na maximização da utilização da capacidade;
- Põe limpeza e organização da fabrica como requisitos fundamentais para atingir obejetivos .
3 . Estudo de caso
4 . Bibliografia
...