Curva abc
Por: Jamileantuness • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 987 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Endomarketing
O termo “endomarketing” é aceito e praticado como sinônimo de marketing interno. Introduzido pioneiramente no Brasil em meados da década de 1970 pelos professores Saul BEKIN E E. Beirodt o conceito de endomarketing firmou-se efetivamente na década de 1990. Nessa época os professores Bekin e Beirodt e com a ajuda de Christian Gronroos, gurus sobre marketing interno publicaram Endomarketing e Conversando sobre Endomarketing afim de ampliar o conhecimento sobre o assunto.
O conceito da palavra endomarketing:
( endo → ação interior → marketing apara dentro)
O endomarketing parte, assim, do conceito que os funcionários são um primeiro mercado, interno, para a organização. Se bens, serviços comunicação planejada de marketing, novas tecnologias e sistemas operacionais não puderem ser promovidos entre esse grupo-alvo interno, tampouco se pode esperar que o marketing para os clientes finais, externos seja bem-sucedido. O marketing interno é um pré-requisito para o êxito do marketing externo e interativo. Assim os endomarketing aplicam a filosofia de gerenciamento que trata funcionários como clientes, eles devem se sentir satisfeito no ambiente de trabalho e com os relacionamentos com os seus colegas de trabalho em todos os níveis hierárquicos, bem como com seu relacionamento com seu empregador como uma organização.
Esse termo endomarketing derivou-se originalmente da noção do mercado interno de funcionários e da necessidade de o profissional de marketing primeiramente assegurar que os funcionários entendam e aceitem programas, esforços e oferta de marketing externo antes que estes sejam lançados no mercado externo compostos pelos clientes e clientes potenciais.
Gestão de recursos humanos e endomarketing não é a mesma coisa, embora tenham muito em comum. Gestão de RH oferece ferramentas que podem ser usadas no endomarketing, tais como treinamento, contratação e planejamento de carreira. O endomarketing oferece diretrizes sobre esses e outras ferramentas devem ser usadas, isto é, para melhorar o desempenho do marketing interativo mediante empregados capacitados e orientados para o cliente, a fim de se criar uma implementação bem-sucedida do endomarketing requer que o marketing e o RH trabalhem juntos. Essa implementação trouxe três aspectos para o gerenciamento de recursos humanos de uma empresa que são:
• Os funcionários são o primeiro mercado, um mercado interno para as ofertas da empresa;
• Uma abordagem ativa e focada que combinem os esforços internos orientados para a eficiência externa da empresa, ou seja, o desempenho do marketing interativo em relação aos clientes;
• Uma atenção maior sobre a necessidade de considerar pessoas, funções e departamentos internos a empresa como clientes internos para os quais devem ser prestados serviços orientados para o cliente da mesma maneira que são prestados para os clientes externos.
Os objetivos do emdomarketing, inicia com o objetivo principal que é, evidentemente, criar um ambiente interno e implementar programas de ações interna para que os funcionários sintam-se motivados a apresentar um comportamento de marketing de tempo parcial. Todavia, o segundo objetivo decorre do primeiro, quanto melhor funcionar seu endomarketing, mais atraente a empresa será considerada como empregadora. O terceiro objetivo é evidentemente, somente uma extensão do primeiro e o quarto é um requisito para manter uma motivação quanto à orientação para o cliente, bem como para possibilitar um bom desempenho dos funcionários como profissionais de marketing r tempo parcial a prática. Esses objetivos gerais podem ser desenvolvidos para gerar metas mais específicas dependendo da situação que se apresentar.
Podem ser identificadas três situações nas quais o endomarketing é exigido:
À crise uma cultura de serviços, onde a orientação e o interesse pelos clientes são as normas mais importantes da organização, nessa situação as metas do endomarketing
...