DESAFIO I – DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇAÕ DA PRODUÇÃO E LOGISTICA
Por: ALINEMARIVANE • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DESAFIO I – DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇAÕ DA PRODUÇÃO E LOGISTICA
Com base no texto presente na proposta da atividade bem como na disciplina trabalhada a seguir são abordados os conceitos solicitados na atividade. Os tópicos seguintes foram desenvolvidos com base nas empresas do cluster da cidade de São Tiago. Minas Gerais, é composto por dezenove fábricas afiliadas à Assa Biscoito ( Associação São Tiaguense de Produtores de Biscoitos).
2.1.1 O processo de formação cluster
A definição do Sebrae (2002) para clusters ou Arranjos Produtivos Locais (APLs) é de empresas fisicamente próximas e fortemente relacionadas aos agentes locais com a mesma dinâmica econômica. Dinâmica esta traduzida por uma série de fatores, como atividades semelhantes, mão-de-obra específica, matérias-primas similares, condições climáticas ou de solo, fornecimento a um cliente próximo, processos históricos e culturais. No entanto, a característica predominante para a formação de um cluster é “a forte aglomeração/concentração em uma mesma região”.
Um estudo realizado pelos autores Marcelo Tavares & Macedo Soares (2003, p.11) o qual analisou 230 empresas brasileiras, constatou que “a grande maioria delas tem estabelecido alianças e/ou redes estratégicas, tendo como principal motivo para tanto a necessidade de compartilhar recursos e competências”.
Para Amanto Neto (2000) a união das empresas pode prover a elas inúmeras vantagens as quais não seriam possíveis de serem obtidas por uma única empresa que age isoladamente.
Ainda segundo o autor as empresas que formam um cluster podem usufruir de uma divisão de responsabilidades relativas á pesquisas em diversos níveis, e podem compartilhar todos os conhecimentos adquiridos por todas as empresas participantes, podem também combinar as competências e tornarem-se mais homogêneas.
Os cluster ou arranjos produtivos representam uma nova forma de organização que pode ser responsável por grandes benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento da economia local bem como no desenvolvimento do conhecimento coletivo.
Na literatura encontra-se uma série de conceitos para cluster tais como “redes de produção das empresas fortemente independentes e ligadas umas ás outras em uma cadeia de produção de valor agregado” (ROELANDT; HERTG apud FINEP, 2002, p.2)
Segundo Porter (1998, p. 78) os cluster “são concentrações geográficas de companhias e instituições inter-relacionadas num setor específico”. O autor ainda descreve que o sucesso competitivo referente aos cluster reside em três características principais sendo elas; conhecimento, relacionamento e motivação.
Dicken (2003) observa duas espécies de cluster diferenciadas; clusters generalizados e especializados:
Os clusters generalizados são aqueles que simplesmente refletem o fato de as atividades humanas tenderem a se aglomerarem áreas urbanas. Dapi tais benefícios vem sendo rotulados como “economias urbanas”. Essa localização de atividade cria a base para a divisão dos custos de uma gama de serviços. (DICKEN, 2003, p. 23).
Pelas considerações do autor os clusters generalizados são formados pela tendência de aglomeração das atividades humanas nos
...