DESAFIO PROFISSIONAL RH
Por: Érica Medeiros • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.415 Palavras (10 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: JUNDIAÍ
ÉRICA FEITOZA DE MEDEIROS RA 5015619719
JENNIFER MARQUES BRUNNER RA 6192726386
KAREN REGINA F DA SILVA SANTANA RA 6096652748
KARINA TEIXEIRA RAMOS DOS SANTOS RA 5057610790
DESAFIO PROFISSIONAL
1ª SÉRIE
TUTORA A DISTANCIA: ANA CISTINA DOS SANTOS DE AQUINO
TUTORA PRESENCIAL: DANIELA FONSECA CARDOSO SILVA
JUNDIAÍ/SP
2016
ÉRICA FEITOZA DE MEDEIROS
JENNIFER MARQUES BRUNNER
KAREN REGINA F DA SILVA SANTANA
KARINA TEIXEIRA RAMOS DOS SANTOS
DESAFIO PROFISSIONAL
1ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientadora: Tutora a distância Ana Cristina dos Santos Aquino.
JUNDIAÍ/SP
2016
SUMÁRIO
Introdução......................................................................................................................03
Desenvolvimento...........................................................................................................04
- -Teoria Das Relações Humanas..............................................................................04
- - Análise Da Produção.............................................................................................05
- -Custo Total e Unitário da Produção Atual.............................................................05
- -Custo Total e Unitário a Partir da Implantação Das Novas Máquinas.................06
3.- Contratação e Formalização de Serviços Terceirizados..........................................06
4.- Enterprise Resourve Planning( ERP’S) .................................................................07
5.- Legislação Sobre a Destinação de Resíduos ...........................................................09
Considerações Finais ....................................................................................................10
Referências....................................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Todo empreendedor busca ter sucesso e ver sua empresa prosperar, no entanto, há situações nas quais é preciso aceitar que seu negócio está passando por maus momentos, neste sentido vemos a necessidade de mudanças, pois este é o primeiro passo para se ter resultados. A maior parte das organizações de pequeno, médio e até mesmo grande porte encerra suas atividades por falta de planejamento, conhecimento entre outros.
Este estudo tem como objetivo, uma breve avaliação e análise dos problemas administrativos e financeiros, relatados pela empresa Energy Baterias Automotivas que busca remodelar a forma de como a empresa vem sendo administrada e garantir uma reestruturação em sua área automotiva.
Neste sentido será abordado um plano de negócios bem desenhado e conduzido, auxiliando no desenvolvimento estrutural e organizacional, principalmente nas questões ressaltadas pela empresa. Sendo elas a democratização, humanização e fechamento de futuras parcerias para um melhor posicionamento em suas atividades e no mercado de trabalho, visando assim o resultado esperado.
DESENVOLVIMENTO
1. – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A estrutura que predomina na empresa, possui todas as características clássicas, da teoria proposta por Fayol, que se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Já a estrutura que se pretende implantar é a Teoria das Relações Humanas, que se trata de um grupo de teorias administrativas que ganharam força a partir da grande depressão, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929.
Essas teorias trouxeram novas perspectivas para a administração, uma vez que procuravam identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores, e o modo como esses dois pontos se ligavam. Até a criação da teoria de Relações Humanas, os trabalhadores eram tratados de forma mecânica, visando apenas o trabalho e não o trabalhador. Com os novos estudos, o foco mudou e, de homem econômico o trabalhador passou a ser visto como homem social.
As três principais características desses modelos são:
- O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
- O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
- Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto realização.
É considerado que a Teoria de Relações Humanas surgiu efetivamente junto com a experiência de Hawthorne que foi realizada durante os anos de 1927 a 1933, sendo parte de um programa amplo orientado pelo famoso professor Elton Mayo. Esse experimento revelou a importância do grupo sobre o desempenho do individuo e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. A experiência tinha a finalidade inicial de estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade e os efeitos das condições do ambiente de trabalho sobre a produtividade humana. Esse experimento fez nascer a Teoria das relações Humanas, porque conseguiu demonstrar que dentro os fatores mais importantes para o desenvolvimento individual, estão as relações interpessoais.
...