DESENVOLVER PESSOAS
Por: Rafaela Gama • 27/9/2018 • Dissertação • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
Acreditamos que desenvolver pessoas tornou-se parte importante para uma organização, não é apenas informar e habilitar essas pessoas, mas sim oferecer formação básica, para que desse ponto de partida aprendam e tomem novas atitudes, tornando-as mais eficazes no que fazem. Pensar no capital humano já não é um simples detalhe é a peça principal, e para que disponha de sobrevivência do negócio, precisa-se desse investimento. As pessoas tem uma grande capacidade de aprendizado e desenvolvimento, por esse motivo o treinamento vem para aperfeiçoar essa capacidade.Para que haja eficiência nesse processo é preciso perceber as necessidades de cada empresa, do colaborador e de cada cliente. A construção desse treinamento deve ser feita de forma estratégica e bem direcionada, transmitir diretamente o que necessita de mudanças, entretanto não se deve informar aquilo que não se conhece ou replicar modelos que não funcionam, devem-se utilizar modelos que a organização precisa.Em meio a essas situações, acaba que não agregando em nada a capacitação do colaborador, e não viabilizando o seu aprendizado. No treinamento deve-se utilizar de várias estratégias para valorizá-lo e motiva-lo, visando assim alcançar uma melhoria no seu desempenho, desenvolvê-lo com eficiência e eficácia, que permita ele sentir a motivação, e execute suas atividades com as melhorias propostas disponibilizadas. Toda via se a organização procura crescimento, precisa mudar e investir no treinamento e desenvolvimento ligados diretamente à gestão de pessoas.
Treinamento pode ter vários significados, porém, o mais comum deles é que o treinamento é um processo pelo qual se prepara pessoas para desempenhar tarefas específicas de forma excelente. Para algumas pessoas esse procedimento é visto como uma despesa a mais, no entanto é um precioso investimento que traz benefícios, desde a melhora no atendimento até o aumento dos lucros.
O treinamento é o processo para desenvolver qualidades, ensinar habilidades e aplicar os resultados na organização. Ele é utilizado para capacitar os empregados para as exigências do cargo que deve ocupar, além de provocar mudanças, quandonecessário, naquilo que eles conhecem, como eles trabalham e até mesmo no comportamento com colegas e/ou supervisores.
Atualmente o treinamento é entendido como um meio no qual se desenvolvem competências nas pessoas para que elas se tornem mais criativas e produtivas para assim se tornarem mais valiosas para a organização, agregando também valor a mesma e aos clientes. Portanto o treinamento se torna uma lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam para os resultados dos negócios.
Há, no entanto uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os métodos de aplicação sejam parecidos, os aspectos de tempo são diferentes. O treinamento é para o presente com foco para o cargo atual onde visa aprimorar habilidades e competências com o desempenho imediato.
O desenvolvimento de pessoas tem como foco geral os cargos que irão ser ocupados futuramente na organização e as habilidades e competências que serão adquiridos. Ambos constituem processo de aprendizagem, porém com o fator tempo diferentes.
Através do treinamento e do desenvolvimento a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades e desenvolver atitudes e comportamentos diferentes. Além disso o treinamento está propenso a desenvolver: o treinamento por competência que se baseia em um mapeamento prévio das competências necessárias ao sucesso da organização. Em seguida essa competência desdobra-se por áreas e depois individualmente. Ao final todos as competências no nível organizacional, divisional e individual serão definidos da forma mais clara e objetiva possível para o entendimento de todos os parceiros.
A maior parte dos programas de treinamento focam na transmissão de informações aos colaboradores sobre a organização, procedimentos, missão e visão organizacional, entre outros.
Outros programas concentram-se no desenvolvimento de habilidades das pessoas para capacitá-las. Outros visam o desenvolvimento de novos hábitos e atitudes para lidar com a organização, enquanto outros programas estão preocupados com os conceitos e o pensar, julgar e decidir das pessoas.
O processo de treinamento é dividido em quatro etapas sendo a primeira o Diagnóstico, ou seja, o levantamento das necessidades de treinamento, embora, nem sempre as necessidades sejam claras as vezes é preciso fazer pesquisas para descobri-las. O treinamento deve ser contínuo, mesmo quando haja um ótimo desempenho e na medida em que essas necessidades vão sendo eliminadas, ele se torna benefícios para os colaboradores, para a organização e acima de tudo para os clientes.
...