DESENVOLVIMENTO LOCAL
Por: Kmilladuarte • 23/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos analisar os projetos de desenvolvimento econômico e como os mesmos vêm sendo aplicados na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.
Iremos verificar quais são suas vocações econômicas e como o governo tem trabalho para incentiva-las.
DESENVOLVIMENTO
Quando na década de 80 a classe trabalhadora sofreu uma significativa mudança, todo o seu perfil foi redesenhado. A tecnologia invadiu as fábricas, e estas diminuíram consideravelmente o número de operários. E claro quem mais sofreu com esta “inovação tecnológica” foram os operários com pouca instrução que desempenhavam em sua maioria trabalhos braçais, que agora seria realizado pelas máquinas. Nesta década ocorreu também na indústria mundial uma queda no crescimento em relação aos anos anteriores. Juntando todos estes fatores houve um desemprego imediato e uma instabilidade profissional daqueles que com tudo isto, conseguiram manter seus empregos, empregos que agora eram tão disputados.
A histórica hegemonia que havia na classe trabalhadora foi destruída pela divisão da classe entre empregados e desempregados, e ocorreu ainda uma nova classe mais privilegiada oriunda daqueles que permaneceram em seus trabalhos, que foi a classe da chefia que marcava agora a uma diferença inclusive econômica em relação aos trabalhadores dos cargos inferiores. Com estes acontecimentos ocorreu um enfraquecimento na representação política das classes trabalhadoras e do sindicalismo.
No artigo: “Gestão de Desenvolvimento Econômico Local: Algumas Considerações” e com base no “Projeto Político Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local”, o programa realizado concluiu que os entraves ao desenvolvimento local e as propostas correspondentes para superá-los podem ser agrupados em oito eixos distintos:
1 – Financiamento e comercialização
2 – Tecnologia
3 – Desenvolvimento institucional
4 – Informação
5 – Comunicação
6 – Educação e capacitação
7 – Trabalho, emprego e renda.
8 – Sustentabilidade ambiental
Estes eixos do Projeto integram 89 sugestões concretas e viáveis e constituem uma proposta portadora de forte consistência. Representam a visão abrangente de um conjunto de ações naturalmente interdependentes, que têm como denominador comum justificar e estimular um esforço articulado de apoio à inclusão produtiva na base da sociedade.
Trata-se, claro, de uma proposta de política nacional de apoio ao desenvolvimento local, e não de uma política federal, e envolve uma forte articulação com Estados e Municípios, entidades locais e regionais, e diferentes setores de atividade. Consiste em uma série de medidas tendentes a reduzir os entraves que hoje dificultam a iniciativa dos próprios agentes locais. As prioridades serão diferentes segundo as regiões.
Na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, as ações em prol do desenvolvimento local estão englobadas em varias áreas, abaixo estão relacionadas às áreas especificas de:
Área de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Na área de agricultura, o município tem como planos o cadastro de atividades agrícolas, a implantação de agroindústrias, incentivar a sustentabilidade do meio rural, através da preservação dos recursos ambientais.
Área do Turismo
A Secretaria de Turismo visa investir em campanhas se sensibilização para o turismo local, oficializando o calendário oficial de festivais, investindo na Teresópolis Building Champions Copa 2014, usando como ponto de partida a sede da CBF situada na Granja Comary.
Área do Desenvolvimento Econômico
Esta visa a consolidação da atividade industrial compativrel com a vocação local, o fortalecimento do turismo sustentável, fortalecimento da vocação agricola do municipio.
Segundo entrevista realizada com a Srª Tânia Maria Ferreira Duarte, Secretária, 2º grau completo, a prefeitura da cidade de Teresópolis iniciou no ano de 2011 um plano municipal de segurança pública com o objetivo de enfretamento à violência a mulher e capacitar a mesma para o mercado de trabalho, e ações civis públicas, ajuizadas pelo ministério público, para retirada de moradores das áreas de risco de deslizamento e enchentes, obras de contenção de encostas, já que fatos ocorridos como a tragédia de janeiro de 2011 e as enchentes de abril deste ano tem afastando constantemente os turistas da cidade. Porém, a mesma citou que a falta de infraestrutura para receber indústria, mesmo que de pequeno porte, o crescimento desordenado dos bairros e a falta de emprego e geração de renda na cidade tem sido fortes motivos para atrapalhar o desenvolvimento da região.
A principal barreira que impedem o avanço do desenvolvimento econômico local do município são, a má administração de boa parte das verbas investidas no município por parte do governo estadual e federal, levando a descrença da população em qualquer projeto e com isso, a falta de participação da população nos mesmos. Assim, mesmo que haja “uma boa intenção” por parte dos governantes locais, é necessário que esta seja vista na realização (concreta) dos projetos.
Levando em consideração que há várias áreas com grande potencial para o ser a principal vocação econômica da cidade, aqui fica destacada, pelo grande desenvolvimento, as atividades agrícolas pelo grande potencial de produção oferecida que se destaca com mais ênfase na economia local as atividades vem tomando conta do município tendo como propósito o desenvolvimento da subsistência de muita família que aproveita a oportunidade, pois não tem emprego próprio.
...