DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – LEOGRAF GRÁFICA E EDITORA
Por: Rafa Brezezinski • 24/5/2017 • Artigo • 2.436 Palavras (10 Páginas) • 361 Visualizações
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – LEOGRAF GRÁFICA E EDITORA
Arianne Martins[1]
Carlos Farias Jr.[2]
Fabiano Telles [3]
Gabriel Galão[4]
Gabriela Jardim[5]
Matheus Lenhardt[6]
Rafaela Brezezinski [7]
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a proposta de diagnóstico organizacional do setor jurídico da Leograf – Gráfica e Editora Ltda, na filial Porto Alegre. Esta ferramenta é uma poderosa fonte de conhecimento estratégico da empresa, pois induz a busca pela solução de conflitos e remanejamento de pessoal visando o melhor aproveitamento das habilidades de cada funcionário. O método utilizado se compõe pela pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Busca-se, ainda, através desta pesquisa, demonstrar com efetividade como se implementam, qual a frequência e como é realizado o controle para que o diagnóstico tenha sucesso e reflita positivamente no ambiente interno da empresa. Palavras-chave: Diagnóstico organizacional. Processo. Ambiente Interno. Sucesso.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre o diagnóstico organizacional da filial Porto Alegre da empresa Leograf- Gráfica e Editora Ltda., gráfica de grande porte e reconhecimento nacional. Atuante no mercado há 18 anos, é considerada líder em seu seguimento oferecendo atendimento de qualidade a seus clientes, com custo adequado e ecoeficiência[8]. A escolha da empresa se deu de comum acordo entre os participantes do grupo visando melhorar o processo já realizado na empresa e aparar arestas.
Como ensina Mendonça (2016), o diagnóstico organizacional é uma ferramenta de vital importância na vida de um gestor. O profissional que toma suas decisões baseado nesta ferramenta tem uma visão mais global do processo adotado pela empresa, e consegue visualizar mais rápido e facilmente os pontos fortes e os pontos fracos, conseguindo traçar planos para o fortalecimento das áreas que assim necessitarem.
Sendo assim, neste artigo, têm-se como objetivo geral mapear o processo administrativo da filial e, como objetivo específico, definir os subsistemas existentes e seus componentes, traçar o perfil da área administrativa indicando seus pontos fortes e aqueles passíveis de melhoria, bem como, após a realização do diagnóstico, propor o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.
A metodologia da pesquisa tem base bibliográfica em autores como Mendonça (2016), Crocco e Guttmann (2010), entre outros, além da realização do estudo de caso.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO
O referido projeto basear-se-á no estudo de caso realizado junto a filial Porto Alegre da empresa LEOGRAF – Gráfica e Editora Ltda. A colhida de informações se dará por meio de pesquisas de campo e bibliográfica, em que temos como objetivo mapear o processo administrativo da filial realizando o levantamento dos pontos fortes e possíveis discrepâncias entre as técnicas adotadas e seu funcionamento na prática, resultando na otimização dos recursos disponíveis.
Relacionar-se-á, na parte bibliográfica, a literatura de forma clara e de fácil entendimento para que se agregue valor tanto para os alunos participantes, quanto para a empresa estudada.
2.1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Para falarmos sobre o que é o diagnóstico organizacional é vital que, primeiramente, entenda-se como este é definido a partir da bibliografia. Para realizar um diagnóstico organizacional faz-se necessária a realização de algumas etapas. O histórico de desempenho da empresa, juntamente às projeções futuras serão a base para que o diagnóstico seja bem-sucedido, podendo corrigir tendências erradas provenientes de comportamentos erráticos ao longo do tempo.
Como leciona Oliveira (2015), o diagnóstico é um processo realizado por um agente externo, ou seja, um consultor que não está inserido na organização, contratado apenas para ajudar os executivos e profissionais a tomarem decisões estratégicas. Seguindo a ideia adotada, ressalta-se que o ambiente e suas variáveis permitem ter um conhecimento mais complexo de seus pontos fortes e fracos para então realizarmos um processo de análise e mapeamento mais completo.
Porém, para Crocco e Guttmann (2010), o diagnóstico organizacional tem como funcionalidade a identificação e investigação dos problemas existentes da organização, cooperando para encontrar a solução mais adequada para o problema. Contudo, as alternativas nem sempre são simples ou fáceis de serem implementadas. Neste caso a qualificação e experiencia do consultor o capacita para fornecer tais soluções.
Consequentemente, o diagnóstico pode ser utilizado como uma busca pelas melhores práticas para o ambiente organizacional. Levando em consideração o exposto acima, compreende-se que pesquisar, analisar os componentes, além dos fatores externos que geram influência na maneira em que a equipe se comporta é o objetivo principal de um diagnóstico organizacional.
2.1.1 Etapas do Diagnóstico Organizacional
Para que se consiga chegar nesta fase do diagnóstico organizacional deve-se passar por uma série de etapas. Acerca disto, Oliveira (2015) ensina que, para a realização completa do mapeamento e diagnóstico do processo, ele deve passar por 05 (cinco) etapas: escolha da área, entrevista com os funcionários, entrevista com o gestor, mapeamento do processo específico, e solução dos problemas encontrados.
A entrevista com os funcionários e o gestor é o ponto alto do processo, sendo ali identificadas as áreas de oportunidades a serem trabalhadas, e é por meio destas que será realizado o nosso diagnóstico. Abaixo veremos como será realizada a entrevista por meio da exposição do questionário.
3. A EMPRESA ANALISADA
3.1 Histórico
A Leograf é uma gráfica de porte nacional que visa a satisfação do cliente de forma sustentável. Líder no mercado gráfico, atua no mercado desde 1999, possuindo visibilidade nacional. A empresa atende o mercado de publicidade e propaganda, além de firmar parcerias com grandes empresas por todo território nacional. Para tal, possui quatro filiais localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Possuindo tecnologia de ponta nas áreas de pré-impressão, impressão, acabamento, personalização e logística, prezando a excelência no atendimento de seus clientes.
...