DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL PERÍODO LETIVO
Por: Susane Santos • 14/4/2015 • Seminário • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 254 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NORMAS GERAIS DA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
PERÍODO LETIVO – SEMESTRE 2015
1 APRESENTAÇÃO
Atualmente, a pesquisa científica ocorre, principalmente, a partir dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Entretanto, a fim de promover a interação do binômio ensino-pesquisa, diversas instituições de ensino superior (IES) vêm incentivando a realização de simpósios, encontros, seminários e debates nos quais são apresentados artigos científicos.
Nesse sentido, observa-se que um artigo científico é um texto, de autor(es) declarado(s), “[...] que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados de estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. É destinado à divulgação por meio de periódicos [...]” de caráter científico. (LUBISCO; VIEIRA; SANTANA, 2008, p. 99).
Os artigos científicos podem ser elaborados apenas por um autor ou por autores em conjunto para publicação nos mais diversos veículos, seja em revistas eletrônicas, impressas, congressos e encontros científicos.
Dentro deste contexto, como uma iniciativa da Coordenação do curso de Administração da Faculdade Unime, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) a partir de 2010.2 terão, como resultado, a elaboração e entrega de um artigo científico (Em dupla ou trio em 2015.1), pois o principal objetivo desta atividade é incentivar a divulgação da pesquisa científica realizada pela parceria entre seu corpo discente e docente.
2 FORMATO DOS TRABALHOS
A fim de que ocorra uma padronização dos trabalhos apresentados, foram definidos critérios de formatação para a submissão dos artigos científicos elaborados pelos estudantes, conforme se pode observar abaixo:
2.1 EDITOR DE TEXTO
Microsoft Word do Office 2007 ou superior.
2.2 CONFIGURAÇÃO DAS PÁGINAS
- Tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm), branco ou papel reciclável.
- Margens: superior e esquerda (3 cm); inferior e direita (2 cm), conforme a Figura 1 abaixo:
[pic 2]
Figura 1 – Margens utilizadas em qualquer trabalho acadêmico
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2005, p. 8).
2.3 CONFIGURAÇÃO DO TEXTO
- Fontes Arial ou Times New Roman.
- Cor da fonte – preto, exceto para figuras (gráficos, mapas, fotografias, gravuras e etc.).
- Tamanho da fonte – tamanho 12, exceto para: citações diretas longas; notas explicativas e de rodapé; figuras (gráficos, desenhos, mapas e etc.); legendas; numeração das páginas; quadros e tabelas (e seus respectivos títulos e fontes).
- Todo o texto deve ser digitado em uma só face da folha e o trabalho encadernado em espiral.
- Espaçamento entre linhas: 1,5 (exceto para o resumo, palavras-chave, notas de rodapé, citações diretas longas e referências).
- Espaçamento entre caracteres e palavras: simples.
- Número de páginas: mínimo de 12, máximo de 19, incluindo ilustrações e referências.
- Cor da fonte: preto, exceto para as figuras.
2.4 CONTEÚDO DA PRIMEIRA PÁGINA
- Início da numeração das páginas, localizada no canto direito superior, a 2cm da borda superior do papel (ir em Arquivo – Configurar Página – Layout – Cabeçalho/Rodapé do Microsoft Word), com tamanho 10 e no mesmo tipo de fonte que o corpo do trabalho.
- Título do trabalho, centralizado, em negrito e com todas as palavras em maiúsculo. Caso haja subtítulo, este deverá vir na mesma formatação do título, apenas deparado por dois pontos.
- Nome completo do(a) autor(a) – separado por um espaço simples do título; alinhado à direita, somente as iniciais maiúsculas.
- Nome completo do(a) orientador(a) – alinhado à direita; somente as iniciais maiúsculas; localizado logo abaixo do nome do(a) autor(a).
- Resumo do trabalho – trata-se uma seqüência de frases concisas e afirmativas, não de tópicos, com espaçamento simples entre linhas e fonte tamanho 12; separado por um espaço simples do nome do(a) orientador(a); texto justificado e em um único parágrafo, com a palavra RESUMO em negrito e maiúscula; devem ser destacados o objetivo, o método, os resultados e as conclusões da pesquisa; utilizar o verbo na voz ativa e na terceira 3ª pessoa do singular e/ou plural; atentar para a extensão (utilizar o recurso Ferramentas – contar palavras do Microsoft Word) de 100 a 250 palavras.
- Palavras-chave – são termos e/ou expressões representativos do conteúdo da pesquisa realizada. Apenas a inicial das primeiras palavras/expressões devem ser escritas em maiúsculo, sendo que todos os termos devem estar separados por ponto, não por vírgula e/ou ponto e vírgula; devem estar redigidas na ordem em que estas são discutidas no artigo
- .
- Início do corpo do texto (do trabalho em si).
- Deverão ser incluídas duas notas de rodapé relacionadas aos nomes do(a) autor(a) e do(a) orientador(a) na primeira página, contendo a mais recente formação acadêmica destes, a instituição a qual estão vinculados e seus endereços de e-mail.
- As notas de rodapé mencionadas acima deverão estar situadas a 2cm da borda inferior do papel (ir em Arquivo – Configurar Página – Layout – Cabeçalho/Rodapé do Microsoft Word); com tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento simples e no mesmo tipo de fonte que o corpo do trabalho.
2.5 OBSERVAÇÕES
- Ilustrações (gráficos e imagens), tabelas e quadros devem apresentar o mesmo tipo de fonte do trabalho, corpo 10, assim como seus respectivos títulos e fontes de obtenção dos dados.
- A lista de referências deve estar localizada após um espaço simples da última linha do texto, na mesma página, exceto se, devido à extensão do trabalho, a última seção for finalizada ao final da página. A palavra REFERÊNCIAS deve estar em maiúsculo e negrito, alinhada à esquerda. Todas as referências devem ser formatadas com espaço simples entre linhas, alinhadas à esquerda e separadas por apenas um espaço simples uma da outra.
- Para as ocorrências omissas, deve-se levar em consideração o disposto nas atuais normas da ABNT, que estão disponíveis, para consulta, na Biblioteca da Faculdade.
3 ÁREAS DE PESQUISA
Os artigos inscritos deverão contemplar pesquisas, de cunho científico, que associem uma fundamentação teórica à pesquisa empírica na área dos estudos da Administração, envolvendo: teorias da Administração; ética empresarial; organização e métodos; marketing; administração financeira; gestão de serviços; gestão da tecnologia da informação; gestão de pessoas; gestão e planejamento estratégico; clima e cultura organizacional; empreendedorismo; gestão da qualidade e produção; comunicação empresarial; logística e administração de materiais.
...