Trabalho da Disciplina NPG0042 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Por: pnegrini • 27/4/2019 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso:
EMBRAER – A Líder Mundial em Jatos Regionais
Pedro Paulo Negrini
Trabalho da Disciplina NPG0042 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL,
Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Rio de Janeiro
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Estratégia Empresarial
CASO: “Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais”.
REFERÊNCIA: GHEMAWHAT, Pankaj. Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais, Boston: Harvard Business School, 2000.
TEXTO:
Uma pequena introdução sobre a EMBRAER – A Líder Mundial em Jatos Regionais
Criada em 1969 pelo Ministério da Aeronáutica, a estatal EMBRAER foi criada para criar aeronaves militares e comercias. As instalações da fábrica estão situadas em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Em toda sua história, o governo brasileiro não mediu esforços para incentivar a indústria que logo conseguiu ingressar nos seguimentos do setor aeronáutico.
Na década de 70 a EMBRAER lançou seus primeiros modelos de aeronaves, dentre os modelos estava o Bandeirante, aeronave de turbo hélice com capacidade para 19 passageiros e nesse período obteve uma licença que a favorecia na produção de todo tipo de aeronave com acesso ao mercado brasileiro.
No final da década de 80 e início dos anos 90, a empresa começou a apresentar queda em seu desempenho, o fim da guerra fria cancelou contratos de produção de aeronaves junto com uma recessão que também cancelou vendas que afetaram a produção da EMBRAER.
Seguindo com o resumo e desenvolvimento para entrega:
A partir desse estudo pude verificar que todo o processo de privatização da EMBRAER gerou uma transformação extrema na maneira de gerir e na visão do negócio. Foi elaborado um novo planejamento estratégico com base em indicadores de monitoramento interno e externo criados pela área de inteligência de mercado, onde realizaram análises com mais certeza e confiança nas informações geradas.
Com base nesses estudos decidiram realizar uma reestruturação, como estratégia, produtiva e financeira para que prestigio, faturamento e patrimônio tivessem aumento e valorização no mercado brasileiro e mundial
Uma mudança em uma empresa desse porte, a tendência é geração de vários conflitos internos, principalmente com a chegada de novos controladores e alteração de líderes, e o que pude perceber foi que os recém-chegados souberam preservar a liderança e identidade tecnológica, mantendo o departamento de engenharia, continuando com a tradição da empresa, adaptando e transformando os valores seguindo o novo direcionamento proposto para a organização.
...