Definições: Modelo de negócios
Por: celsomoreiraneto • 18/3/2016 • Artigo • 382 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Definições
Modelo de negócios: O modelo de negócios representa os valores que a empresa demonstra ao seu público alvo sendo eles os acionistas, colaboradores e clientes. Geralmente um Modelo de negócios é formado por conceitos utilizados no desenvolvimento e criação da empresa, ou seja, conceito e estrutura do negócio, definição das necessidades a serem supridas e quem as possui, como se manter competitivo, qual novidade irá trazer, dentre outros, são estabelecidas regras para atrair clientes, ofertas de produtos e estratégias publicitarias, além de questões associadas à utilização de recursos da empresa.
Computação em nuvem: Modelo de computação que permite o acesso a arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, não sendo necessário instalar aplicativos no computador, pois todos os arquivos estarão armazenados em diferentes redes serviços online, ou seja, oferece um acesso universal, conveniente e sob demanda via rede, a um agrupamento compartilhado e configurável de arquivos (fotos, vídeos, documentos, dentre outros).
SAAS (Software como serviço): São sites que utilizam da Computação em Nuvens, oferecendo serviços online, que, anteriormente, somente eram oferecidos através de programas específicos, devidamente instalados em um computador.
BYOD (traga seu próprio dispositivo): Prática muito comum nas empresas atuais, onde é permitido a utilização dos dispositivos pessoais dos funcionários (smartphones, notebooks e outros) para acessar informações corporativas e trabalhar com os mesmos.
Criptografia: Conjunto de técnicas para esconder informação que possuem acesso não autorizado, ou seja, ela transforma informações legíveis como um e-mail ou arquivos, por exemplo, em caracteres impossíveis de serem compreendidos, podendo ser acessado somente por quem tem a chave de decriptação (senha ou código) que os deixa em formato legível novamente.
Whatsapp, Uber, AIRBNB e Facebook
Semelhanças: Todos os aplicativos acima de alguma forma promovem e facilitam a comunicação entre os usuários, são gratuitos, utilizam pacotes de dados para serem acessados (internet), possuem diversas plataformas e são aceitos em diversos sistemas operacionais (Windows, Android e IOS), além de serem utilizados comercialmente para diversas tarefas.
Diferenças: Apesar de todos estes aplicativos proporcionarem a comunicação entre seus usuários, dois deles (Uber e AIRBNB) são softwares mais comerciais, ou seja, utilizados para oferecer algum tipo de produto ou serviço (neste caso o aluguel de transporte e hospedagem respectivamente), enquanto que o Facebook e Whatsapp são softwares sociais (entretenimento), com foco no contato virtual entre as pessoas através de mensagens, ligações e compartilhamento de arquivos.
...