Departamento de Eletrônica e Telecomunicações
Por: Arthur Reis de Carvalho • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 847 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
WorkEng: Workshop de Engenharia
IEEE Seção Rio de Janeiro
Arthur Reis de Carvalho, Voluntário
IEEE UERJ
Departamento de Eletrônica e Telecomunicações
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
arthur.reis@ieee.org
Resumo – Este presente artigo visa apresentar ao Workshop promovido pelo Ramo IEEE UERJ, para que os alunos da Universidade fossem apresentados à ferramentas usuais ao trabalho de Engenheiro.
I. O DESAFIO
Em um mercado de trabalho altamente competitivo, é inteligível que as empresas procuram por profissionais que dominem as principais ferramentas mais utilizadas no mercado. O profissional que servir-se de ferramentas para a resolução de problemas encontrados cotidianamente, de maneira fácil e eficaz, é classificado pela empresa como o mais indicado ao posto pretendido. No atual contexto, poucas são as faculdades que assumem a organização de uma disciplina ou um curso para que seus discentes se formem em plenas condições de disputar uma vaga. Cabe ao aluno a procura por cursos para ter pleno conhecimento destes programas. Na maioria da vezes esses cursos são caros, o que desestimula o aluno.
II .A SOLUÇÃO
Diante deste cenário, o Ramo estudantil IEEE – UERJ julga necessário um curso que capacite os estudantes para o mercado de trabalho e o favoreça até em disciplinas da faculdade. O projeto intitulado de WorkEng é um evento que propõe a apresentação dessas ferramentas ao público acadêmico da Universidade. O objetivo do projeto é uma abordagem aos tópicos essenciais para a utilização dos softwares abordados
III. INTRODUÇÃO
Pesquisa realizada concluiu que 42,7% dos engenheiros teriam uma menor dificuldade para conseguir estágio ou o primeiro emprego caso tivessem conhecimentos específicos da área que não são ensinados na sala da aula. Outra investigação, desta vez com empresas4, relata a sua procura não apenas por profissionais técnicos, mas também que assumam papeis multifuncionais, liderando projetos, pessoal e que esteja conectado com as inovações recorrentes no mundo.
Cursos de capacitação extracurriculares são realidades em quase todas as faculdades do mundo. É uma forma de diminuir o déficit curricular, melhorar a formação acadêmica, agregar bagagem para o aprendizados de outras cadeiras e dar um upgrade no currículo.
Perante todos esses fatores, O Ramo Estudantil IEEE – UERJ, para tentar superar essa defasagem técnica dos alunos da FEN, resolveu organizar um Workshop a princípio com os cursos de maior procura nos eventos anteriormente organizados como a Semana de Engenharia Elétrica. Cursos extremamente caros estarão de forma acessível aos graduandos, afim de, contribuir cada vez mais na formação de seus membros e os demais alunos.
IV. DESCRIÇÃO DA ESTRATÉGIA A SEGUIR
O Workshop foi idealizado basicamente como uma série de cursos voltado para as Engenharias da Universidade. Com o apoio de pesquisas em nossas redes sociais, chegamos à uma lista com 7 cursos que poderíamos ministrar:
- AutoCAD
- C/C++
- Excel (Básico e Avançado)
- MatLab
- Python
- Java/Android
Com os cursos definidos, o passo subsequente era encontrar professores capacitados para que pudessem ministrar os cursos. Maior parte do corpo docente encontrava-se com algum vínculo com o Ramo Estudantil IEEE UERJ. Aqueles que não encontravam-se nessa condição, foram contratados, com comissão fixada em números de adesão aos seus respectivos cursos.
...