TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Eletrônica e Telecomunicações

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

WorkEng: Workshop de Engenharia

IEEE Seção Rio de Janeiro

Arthur Reis de Carvalho, Voluntário 

IEEE UERJ

Departamento de Eletrônica e Telecomunicações

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

arthur.reis@ieee.org

Resumo – Este presente artigo visa apresentar ao Workshop promovido pelo Ramo IEEE UERJ, para que os alunos da Universidade fossem apresentados à ferramentas usuais ao trabalho de Engenheiro.

I. O DESAFIO

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, é inteligível que as empresas procuram por profissionais que dominem as principais ferramentas mais utilizadas no mercado. O profissional que servir-se de ferramentas para a resolução de problemas encontrados cotidianamente, de maneira fácil e eficaz, é classificado pela empresa como o mais indicado ao posto pretendido. No atual contexto, poucas são as faculdades que assumem a organização de uma disciplina ou um curso para que seus discentes se formem em plenas condições de disputar uma vaga. Cabe ao aluno a procura por cursos para ter pleno conhecimento destes programas. Na maioria da vezes esses cursos são caros, o que desestimula o aluno.

 

II .A SOLUÇÃO

Diante deste cenário, o Ramo estudantil IEEE – UERJ julga necessário um curso que capacite os estudantes para o mercado de trabalho e o favoreça até em disciplinas da faculdade. O projeto intitulado de WorkEng é um evento que propõe a apresentação dessas ferramentas ao público acadêmico da Universidade. O objetivo do projeto é uma abordagem aos tópicos essenciais para a utilização dos softwares abordados 

III. INTRODUÇÃO

Pesquisa realizada concluiu que 42,7% dos engenheiros teriam uma menor dificuldade para conseguir estágio ou o primeiro emprego caso tivessem conhecimentos específicos da área que não são ensinados na sala da aula. Outra investigação, desta vez com empresas4, relata a sua procura não apenas por profissionais técnicos, mas também que assumam papeis multifuncionais, liderando projetos, pessoal e que esteja conectado com as inovações recorrentes no mundo.

Cursos de capacitação extracurriculares são realidades em quase todas as faculdades do mundo. É uma forma de diminuir o déficit curricular, melhorar a formação acadêmica, agregar bagagem para o aprendizados de outras cadeiras e dar um upgrade no currículo.  

Perante todos esses fatores, O Ramo Estudantil IEEE – UERJ, para tentar superar essa defasagem técnica dos alunos da FEN, resolveu organizar um Workshop a princípio com os cursos de maior procura nos eventos anteriormente organizados como a Semana de Engenharia Elétrica. Cursos extremamente caros estarão de forma acessível aos graduandos, afim de, contribuir cada vez mais na formação de seus membros e os demais alunos.

IV. DESCRIÇÃO DA ESTRATÉGIA A SEGUIR

        O Workshop foi idealizado basicamente como uma série de cursos voltado para as Engenharias da Universidade. Com o apoio de pesquisas em nossas redes sociais, chegamos à uma lista com 7 cursos que poderíamos ministrar:

  • AutoCAD
  • C/C++
  • Excel (Básico e Avançado)
  • MatLab
  • Python
  • Java/Android

        Com os cursos definidos, o passo subsequente era encontrar professores capacitados para que pudessem ministrar os cursos. Maior parte do corpo docente encontrava-se com algum vínculo com o Ramo Estudantil IEEE UERJ. Aqueles que não encontravam-se nessa condição, foram contratados, com comissão fixada em números de adesão aos seus respectivos cursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com