Desafio Gestão Empresarial
Por: Carolina Pontvianne • 22/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
EQUIPE ADMETO
Desafio 2
OBJETIVO
Auxiliar a Argo Menthor na estruturação de um projeto que possa resolver o problema de Dubai, e auxiliar na implantação de um processo de aprendizagem organizacional que fomente e multiplique a missão da Argo Menthor, utilizando mão de obra local, inclusive mais mulheres, mas respeitando a cultura local.
CASE DE SUCESSO VALE S/A
A Vale S/A é uma empresa de capital aberto, nascida em 1942 que se figura entre as maiores mineradoras mundiais. Suas operações estão presentes em 30 países, buscando transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. A Vale atua em 4 grandes negócios: Mineração, Logística, Siderurgia e Energia. Sua missão organizacional se sustenta seguindo 3 compromissos salutares: Sustentabilidade, Ética e Transparência.
Em 2011, a Vale S/A iniciou um programa de equidade de gêneros, que vem desde então crescendo e inovando a cada ano. “A iniciativa teve seu lançamento com a criação de um comitê, formado por membros da liderança da Vale em todo o país. O grupo percorreu todas as regiões brasileiras onde a empresa atua, promovendo ações de mobilização com o envolvimento de mais de 1,2 mil empregados ao longo de 2012,” cujo objetivo era aumentar o número de mulheres em cargos de liderança.
Em 2020, a Vale criou junto ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e outros parceiros um Plano de Ação cujo objetivo é ser uma ferramenta relevante para o compartilhar de boas práticas e aumentar a visibilidade das iniciativas que as mineradoras já estão implementando em busca de uma indústria mais diversa e inclusiva.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Hoje a Vale S/A acredita ainda mais que quanto maior for a diversidade no time, mais olhares diferentes sobre os mesmos desafios existirão e suas equipes poderão trazer soluções mais simples e inovadoras para o negócio. E assim, eles estão comprometidos em garantir que todas e todos, independentemente de suas singularidades possam crescer e se desenvolver na empresa em um ambiente de trabalho ainda mais diverso e inclusivo, onde todos sejam valorizados, respeitados e tenham igualdade de oportunidades.
INICIATIVAS
Atualmente o tema Diversidade e Inclusão é acompanhado de perto pela área de Recursos Humanos da empresa, com objetivo de garantir sua transversalidade em todos os seus processos e de promover uma força de trabalho diversa com oportunidades iguais de crescimento dentro da empresa.
Em 2019, A Vale S/A definiu uma meta audaciosa: dobrar o número de mulheres que trabalham na empresa até 2030, passando de 13% para 26% e aumentar a presença feminina em cargos de liderança de 12% para 20%, influenciando assim o setor global de mineração a seguir pelo mesmo caminho.
Essa meta levou em consideração o contexto atual da qual a Vale faz parte, bem como o cenário do setor de mineração. Historicamente, no Brasil, existe uma lacuna no que tange o treinamento de mulheres para realização de atividades operacionais, como atividades de mecânica, soldagem, de elétrica e outras.
AÇÕES
A empresa pretende eliminar as barreiras para a contratação de talentos diversos, sobretudo as relacionadas a vieses inconscientes (ideias preconcebidas que influenciam decisões) e para isso lançou um novo processo de seleção “às cegas” no qual aceita candidatos de qualquer instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, sem limite de idade, onde os recrutadores não têm acesso ao currículo dos candidatos até a entrevista final, e separou 50% dessas vagas exclusivamente para mulheres.
Outras ações e diretivas novas são:
- A demissão de mulheres deve ser suprida pela contratação de mulheres;
- Demissão de homens: cada empresa deve definir a porcentagem de substituição por mulheres;
- A Vale também definiu uma porcentagem de substituição da rotatividade de homens por mulheres;
- Para 2020, estão previstos treinamentos técnicos e a contratação de cerca de 700 mulheres para cargos operacionais.
Para lidar com a questão de vieses, que na maioria dos casos limitam a contratação de feminina, a Vale está treinando sua liderança e toda a equipe de RH. Em fevereiro de 2020, a Vale realizou um workshop sobre Diversidade e Inclusão, com participação de toda a alta liderança da companhia.
Outro ponto adotado é que nos locais onde a Vale está presente, onde alocam cerca de 80% de seus funcionários, onde operam e especialmente nas regiões mais remotas e com baixo desenvolvimento econômico, a Vale vem implementando programas específicos de treinamento para capacitação de mulheres para a ocupação de posições em áreas operacionais.
E ainda em um outro canal, apenas em 2019, a Fundação Vale investiu cerca de R$ 50,9 milhões em investimentos voluntários em projetos sociais, a partir de recursos próprios e doações, fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades locais, expandindo a participação feminina também nesses canais.
RESULTADOS
Um dos resultados mais recentes e disruptivos foi a criação das redes de afinidade LGBTQ+, Mulheres, PcD e a inauguração de um novo espaço que integre a alta liderança na sede da empresa no Rio de Janeiro.
...