Desafio Profissional Adminsitração de Empresas EAD - Hotel Vida Boa
Por: kelen.c.m.vieira • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 6.474 Palavras (26 Páginas) • 468 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: SUMARÉ
KELEN CRISTINA MENDES VIEIRA RA 6161671147
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
TUTOR(A) A DISTANCIA: TÂNIA REGINA BARROS BENITES
SUMARÉ/SP
2016.2
KELEN CRISTINA MENDES VIEIRA
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientador (a): Tutor(a) a distância Tânia Regina Barros Benites.
SUMARÉ/SP
2016.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 4
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO 6
PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 7
PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S 12
PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
***O sumário é automático. Basta clicar com o botão direito do “mouse” sobre o item “INTRODUÇÃO” e clicar em “Atualizar campo”.
***Exclua estas observações.
INTRODUÇÃO
Este trabaho acadêmico tem como objetivo colaborar para fixar os conteúdos abordados pelas disciplinas cursadas este semestre. A analise de decisões sobre novos investimentos envolve um conjunto complexo de questões alternativas a serem contempladas da administração. A Gestão Ambiental é definida como o conjunto de ações e iniciativas que a sociedade faz em favor do meio ambiente e seus principais componentes são a política, direito e gestão ambiental. A partir de sua etimologia, o termo tem um comportamento implícito orientada para o conteúdo e desempenho, "o que fazer" em termos de ambiente, incluindo a situação e os procedimentos para esta finalidade.
Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.
A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.
***Retire estas observações do seu trabalho
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações.
A Teoria das Relações humanas criada pelo Professor Elton Mayo, que começou seus experimentos (os estudos de Hawthorne), impulsionou a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho, a qual passou por duas etapas:
1º Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho.
Esta etapa é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo, onde era realizada a análise das características humanas que cada tarefa exigia de seu executante.
2º A adaptação do trabalho ao trabalhado.
Nesta etapa, a Psicologia esteve focada em aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos (pelo menos em teoria). Os temas predominantes foram o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho e a liderança.
Resultado da experiência:
O nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários. O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo (agem como parte do grupo).
O comportamento dos trabalhadores está condicionado às normas padrões sociais (agem de modo a obter recompensas sociais ou a não obter sanções sociais).
A empresa passou a ser vista como um conjunto de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal.
A existência de grupos sociais que se mantém em constante interação social dentro da empresa.
Os elementos emocionais e mesmo irracionais passam a merecer uma maior atenção.
Características das Relações Humanas:
Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.
...