Desenvolvimento e Mudanças do Estado Brasileiro
Por: gra.teodoro • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Leia atenciosamente os textos de POCHMANN, M. Políticas sociais e padrão de mudanças no Brasil durante o governo Lula e SILVA E SILVA, M.O. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira (ambos acima referendados). Em seguida faça um resumo dos textos apontando principais inflexões observadas na trajetória recente da mudança social do país levando em consideração:
- as características mais recentes de desenvolvimento e mudanças no Estado Brasileiro e a relação com pobreza, desigualdades e políticas públicas.
Nos dois textos podemos identificar os avanços que aconteceram no país em relação à diminuição da desigualdade social e o índice de pobreza.
Durante o período do mandato do Presidente Lula e parte do mandato da Presidente Dilma podemos verificar que devido a fatores favoráveis principalmente na economia como o controle da taxa cambial, já que o dólar se manteve estável favorecendo as exportações e entrada de moeda estrangeira no país; o controle da inflação que aumenta o poder aquisitivo das classes menos favorecidas e as vagas de empregos disponíveis em abundância ajudaram a aumentar significativamente a ascensão da classe média, dos programas habitacionais, programas sociais, aumento de bolsas de financiamento estudantil e expansão da rede superior de ensino, fatores estes que impactaram na diminuição das desigualdades econômicas e sociais no país.
Podemos inferir que políticas públicas implementadas adequadamente e sabiamente por governantes, podem e muito, mudar o quadro de desigualdade social de um país. Se o governo aliar estas políticas ao crescimento do país e souber convenientemente utilizá-las, vai proporcionar uma melhor distribuição de renda, proporcionar aumento das empresas e consequentemente atingir os níveis de melhor equilíbrio nas áreas sociais e econômicas de sua população.
...