Desenvolvimento e Retenção de Talentos
Por: DAITU • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.032 Palavras (25 Páginas) • 279 Visualizações
Daiana Aparecida Martins de Oliveria Lima
Desenvolvimento e Retenção de Talentos
Como Fator Estratégico nas Organizações.
São Paulo
2015
UNINOVE - UNIIVERSIDDADE NOVE DE JULHO
[pic 1]
Daiana Aparecida Martins de Oliveira Lima
Desenvolvimento e Retenção de Talentos
Como Fator Estratégico nas Organizações.
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Administração de Empresas da UNINOVE – Universidade Nove de Julho, sob a orientação da Profº Aldo Brunhara.
São Paulo
2015
Sumário
Introdução...........................................................................................................04
1 - A Evolução dos Recursos Humanos...........................................................08
2 - Definição e Retenção de Talentos...............................................................12
2.1 - Balanced Scorecard para Retenção de Talentos...................................15
3 – Motivação: Estudo de caso da Biolab........................................................18
3.1 – BSC Bio+ Aprendizado Contínuo............................................................20
Referências Bibliográficas................................................................................24
Introdução
As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente. O relacionamento entre ambos, antes considerado conflitivo, hoje é baseado na solução onde os dois ganham. Cada uma das partes tem os seus objetivos: organizacionais e individuais.
Este artigo irá introduzir o atual contexto de gestão de pessoas e sua importância para a consecução dos resultados de negócios.
Segundo Idalberto Chiavenatto (1999, p.24), “as pessoas deixaram de ser consideradas recursos humanos para serem tratadas como parceiras, e assim os objetivos da Gestão de Pessoas passaram a ser estratégicos.”
Para torna-se uma empresa “atraente e desejada” as empresas estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de talentos, Manter profissionais qualificados no quadro de funcionários vem sendo um desafio constante para a maioria das empresas. Para manter um talento é necessário não só um plano sucessório efetivo, um plano que facilite a evolução de carreira dos profissionais, mas que seja oferecido treinamento e desenvolvimento dentro das organizações. O treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento do funcionário. É o processo sistemático de melhoria do comportamento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais. Definindo desenvolvimento, Joel Souza Dutra (2002, p.130) conclui que pode ser entendido como o aumento da capacidade da pessoa em agregar valor para a organização. O treinamento e desenvolvimento enriquece o patrimônio humano da organização, complementa Chiavenato (1999, p.311). Sendo assim, pode-se ressaltar que treinamento e desenvolvimento devem ser encarados pela empresa como investimento no capital humano e não como despesas, trazendo retorno para a organização, com a retenção desses talentos.
Manter talentos evitará o aumento da rotatividade dentro da empresa, já que quando a instituição perde um talento para o mercado, perde também capital humano, além de tempo e recursos investidos nesse colaborador, que levará a experiência adquirida durante o período em que atuou na organização.
Não é preciso quantidade quando tem qualidade. Às vezes, acredita-se que a realidade financeira de uma empresa não permitirá que os candidatos mais qualificados sejam contratados. A especialista sugere a avaliação: dois ou três que apresentam um trabalho mediano a um custo baixo ou um que garantirá uma entrega totalmente satisfatória por um salário atraente e compatível com o que o mercado pagaria por este talento?
Uma vez que talentos são identificados tanto em um processo de seleção, como no ambiente geral da empresa, é preciso cuidar das expectativas desses colaboradores a fim de que eles se sintam satisfeitos e como partes integrantes das empresas.
Este trabalho pretende esclarecer e responder, com a ajuda de revisão bibliográfica e estudo de caso, a seguinte pergunta: Como desenvolvimento e retenção de talento pode se tornar um fator estratégico nas organizações?
Justifica-se por tratar este tema, porque percebemos que há uma grande necessidade de mostrar o quanto a retenção de talentos é importante, de forma a manter o capital intelectual e o desenvolvimento organizacional, para que as empresas venham a obter sucesso com maior agilidade e de forma estratégica, sem desestruturar o ambiente organizacional, a fim de garantir o sucesso através dos talentos mediante a competitividade do mercado.
Do ponto de vista acadêmico, analisamos através dos conteúdos dos materiais ministrados pelos professores da Universidade Nove de Julho, em sala de aula, referentes à Gestão de Pessoas, que atualmente, as empresas buscam pessoas com conhecimento mais elevado. É difícil encontrar esses talentos e quando são encontrados, há uma grande competitividade entre as organizações, já que esse tipo de mão-de-obra é escasso. A manutenção desses talentos é feita através de ações, não só com boa remuneração, que muitas vezes não é importante para a retenção de talentos, mas com qualidade de vida no trabalho. Os talentos tem visão, objetivos e precisam sentir-se valorizados no ambiente de trabalho, fator imprescindível para sua produtividade e satisfação
...